PCNP Arte


PCNP Prof  Wagner Menegare - http://pedravirtualcentro.blogspot.com.br/


A interação humana não se realiza somente por meio da linguagem verbal. Fazer, conhecer e apreciar arte em suas quatro linguagens também são formas de compreender o mundo e participar de práticas culturais. Artes Visuais, Dança, Música e Teatro constituem representações humanas que resultam em produções culturais que precisam fazer parte do cotidiano escolar. “Fazer arte é materializar sua experiência e percepção do mundo, transformando o fluxo de movimentos em algo visual, textual ou musical. A arte cria uma espécie de comentário.”8
“Há nesse modo de comentar o mundo e as coisas da vida uma elaboração, uma construção que é somente configurada pela ação de um gesto criador. Pode nascer de um convite, de uma proposta, de um projeto, quer esse seja uma provocação de outro ou encontre seu embrião nas perguntas que o próprio fazedor de práticas artísticas se faz, lançando-as de volta ao mundo.”9 Metodologicamente, de acordo com os PCN de Arte e o Currículo, o ensino de Arte, visto como área de conhecimento e linguagem, deverá se dar de forma a articular três eixos metodológicos, a saber:
 Criação/produção em arte – o fazer artístico.
 Fruição estética – apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado, leitura, crítica.
 Reflexão: a arte como produto da história e da multiplicidade de culturas. Esses três eixos metodológicos, presentes na proposta triangular de Ana Mae Barbosa, articulam-se com a fundamentação filosófica da proposta com a concepção dos territórios de Arte e Cultura, que abrem possibilidades para o
7 Disponível em: http://cenp.edunet.sp.gov.br/Portal/PropostaCurricularEspanholEM.doc. (Acesso em 21/01/2013). 8 SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, São Paulo: SEE, 2010. p. 145. 9 Idem.
ORIENTAÇÕES PARA OS PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2014
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mergulho em conceitos, conteúdos e experiências estéticas nas linguagens da Arte, colocando-a como objeto de estudo.

Curso Arte Urbana 2015
produção de vídeo aulas:




Orientação técnica para Professores dos Anos Iniciais- Currículo+-14/05














































OT DE ENSINO MÉDIO 3ºS- CURRÍCULO MAIS-14/05










“Orientação Técnica de Currículo –  Portfólio Difgital: Arte e Tecnologia e Programa Currículo+: EJA e EM Noturno”; com realização em 08/05/2014.






Orientação técnica para professores de Arte

3ºs anos do ensino Médio


Oficina de Teatro de Animação
















































































Orientação técnica para professores de Arte -8º e 9º anos do E.F

PCNP ARTE PROF WAGNER MENEGARE

13/03/2014


   









Orientação técnica para professores de arte Dos anos Iniciais!

GRUPO DE REFERÊNCIA DE ARTE


Grupo de Referência: Adriano, Oswaldo, Ricardo, Luis, Malu, Rosana e Mariana e os professores das U.E. A.I.



























Atividades para início do no letivo de 2014


2.1.2 - ARTE

O estudo da Arte tendo como viés a ideia de patrimônio cultural na cidade, independentemente do número de seus habitantes e de sua história oportuniza a ampliação do olhar sobre:

 Heranças culturais; patrimônio cultural imaterial e material; estética do cotidiano; tradição e ruptura; ligação arte e vida; arte contemporânea;

 Preservação e restauro; políticas culturais; educação patrimonial;

 Arte pública; intervenções urbanas; grafite; pichação; monumentos históricos;

 Paisagem sonora; músicos da rua; videoclipe; música contemporânea;

 Escola de samba; tambor de crioula; jongo; roda de samba; frevo; forró; dança contemporânea; dança popular;

 Artes circenses; circo tradicional; famílias circenses; circo contemporâneo; escolas de circo; palhaço clown e a tradição cômica; folia de reis; palhaços de hospital.




Atividades:


1 - O ensino da Arte nas Escolas: Participação nas videoconferências e cursos relacionados às quatro linguagens artísticas e/ou possibilidades de trabalho interdisciplinar. Realização de projeto com o objetivo de viabilizar momentos de socialização dos conhecimentos adquiridos nos cursos e atender às necessidades de subsídios teóricos e práticos por parte dos professores, garantindo assim, a vivência de situações de aprendizagem, de experimentação e nutrição em Arte.
Organização de ações de formação e de apoio à implementação do currículo.
Organização de ações de formação necessárias à consolidação da cultura de avaliação, tanto em larga escala como da aprendizagem em processo.

2 - Cultura é currículo: Acompanhamento das informações pela Internet: prazos, alterações de horários, informações gerais sobre as instituições, cancelamentos.
Distribuição das vagas considerando faixa etária/série indicada pela instituição, equidade, locais já visitados e horários, além do interesse apresentado no projeto encaminhado pela Unidade de Ensino.
Alimentação do sistema com as informações sobre a distribuição das vagas e publicação no site da DERC da lista com todas as informações necessárias para ciência das escolas.
Acompanhamento, sempre que possível, das visitas para avaliar a qualidade do trabalho oferecido pelas instituições e verificar se as orientações que garantem que esta saída se transforme em aprendizado antes, durante e após o evento foram desenvolvidas e, também, observar o aproveitamento da mesma pelos alunos. Solicitação e análise de relatório pós visita.
Encaminhamento de uma cópia do relatório que apresente qualquer alteração, ou problema em relação à visita a FDE.
Zelar para que as escolas estejam cientes das datas e horários agendados e aproveitem a oportunidade para ampliação dos horizontes culturais de alunos, professores e gestores.
Organizar e distribuir os diversos materiais que integram os projetos: Lugares de aprender, Escola em cena e O cinema vai à escola.

3 - Manutenção de notícias no site da DERC.

4 - Escola de tempo integral: Participar das formações das parcerias entre CENP e Instituto Airton Senna e encaminhar os documentos solicitados pelo IAS.
Acompanhar o desenvolvimento das oficinas nas escolas parceiras, intervindo quando necessário, socializando informações que possam garantir uma significativa melhora no processo de ensino e aprendizagem.
Acompanhar nas escolas os HTPCs com o grupo de professores que atuam no projeto, buscando informações e possíveis soluções para dificuldades que possam surgir.
Reunir os documentos necessários ao acompanhamento feitos pelo IAS.
Acompanhar as ações das parcerias firmadas pela CENP nas Oficinas de Arte.
Acompanhar os HTPCs regulares (professores currículo regular / oficinas) e o trabalho do PC com o objetivo de apoiar e garantir ações de aperfeiçoamento e implementação do currículo e ações de aperfeiçoamento e de apoio a implementação do processo de avaliação.
Organizar e distribuir os materiais destinados as ETIs.


Ponte SP Juazeiro





INICIO DAS ATIVIDADES COME PCNP DE ARTE  EM ABRIL DE 2013ORIENTAÇÃO TÉCNICA EM ARTE - CURRÍCULO E SARESP -16/09/2013









MAPA CULTURAL...a partir da casa do aluno,relacionando os Pontos de Cultura no seu percurso...

 Professora Zilda Terezinha Rizzo da EE Caetano de Campos desenvolveu uma atividade para alunos do 7°

ano

08/11/2/2013





Arte e Multimídia Turma1

Portfólio : impressão com matriz de estêncil e arte descartável 10/09/2013











CURSO ARTE E MULTIMÍDIA - 05/09





ENCONTRO COM PCNPs DE ARTE - Currículo 

 PARA ANOS INICIAIS 

3ª SÉRIE

EFAP: ARTES PLÁSTICAS:ARTE E MULTIMÍDIA
ENCONTRO DE PCNPEs DE ARTE  - 04,05,06/09/2013













Reunião com o Secretário da Educação







































































































































































 


ARRAIAR DA DERCENTRO - 28/06/2013





20 DE JUNHO A DE CENTRO E CENTRO OESTE PARTICIPARAM DO ENCONTRO FORMATIVO NA FUNDAÇÃO BIENAL



PROGRAMA CULTURA É CURRÍCULO

Informamos que os roteiros dos últimos seis filmes enviados pelo projeto, bem como os anteriores, estão no seguinte endereço: http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/Cinema/Cinema.aspx?menu=14&projeto=3

Como é do conhecimento de todos, as Diretorias de Ensino deverão promover uma Orientação Técnica para divulgação e entrega dos novos filmes. Por conta disso, informamos que os PPTs utilizados durante a OT do dia 23/5 já estão postados na página:

Vale lembrar alguns dos assuntos que consideramos importantes para essa retomada:
·         Resultados da avaliação das escolas da DE, 2010-2011, referentes ao projeto O CINEMA VAI À ESCOLA (http://sisvic.edunet.sp.gov.br/)
·         Orientação e, na medida do possível, resolução dos problemas que dificultam o trabalho com os filmes na escola: acesso aos filmes/materiais, espaço de exibição, falta de planejamento coletivo (ATPC), professores com dificuldade de manusear os equipamentos, etc.
·         Troca experiências bem sucedidas com o projeto
·         Divulgação e entrega dos novos filmes do projeto O CINEMA VAI À ESCOLA
·         Registro da entrega dos filmes e assinatura dos PCs (Relação das Escolas)

Nossa expectativa é de que todos os alunos e professores possam, já no replanejamento do 2º semestre/2013, usufruir de todo o acervo dos filmes e utilizar as sugestões de atividades que estão nos roteiros de discussão publicados na página informada anteriormente.

Continuamos à disposição de todos.

Um abraço e bom trabalho.
PROGRAMA CULTURA É CURRÍCULO / Equipe do projeto O CINEMA VAI À ESCOLA

 Painel de Junho






 Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TICs

- todas a ferramentas do Googledrive e do Skydrive
- software que faz mapas conceituais: CmapTools
- MovieMaker
- PowerPoint
- sites:


O 5º Encontro Paulista de Museus acontece de19 a 21 de junho de 2013 na cidade de São Paulo.

Acesse o site e faça sua inscrição.

Participe!

http://www.encontropaulistademuseus.org.br/



Bienal nas Escolas e os Encontros de Formação em Arte Contemporânea.

Orientação para Professor Coordenador:  Inscrição até 17/06 - Um PC e um

professor


https://docs.google.com/forms/d/1nGPsPWDR38BHcIZSkMSUGcxDlL12bow2VBlkY3IUccM/edit




 EXPOSIÇÃO EE GONÇALVES DIAS: PROJETO PC MÁRCIA - 25/05
Um dia com meu filho na escola
                                                 Atividades interdisciplinares           




























Visite nosso site

http://pedradigital-diretoria.webnode.com/



EE LUIZ GONZAGA RIGHINI - PROJETO RECICLAGEM 2013

PROF . FRANCISCO ROBERTO DE OLIVEIRA





29/05/2013 

O ENSINO DE MÚSICA PARA O eNSINO FUNDAMENTAL DE 1º AO 9º ANO


 PROFESSORA SILVIA LUZ E ELSON





OT: 1º ANO - 06/07

OT: ETI - TECNOLOGIA E SOCIEDADE - 11/04

OT: 2ºANO - 13/05

OT: EFAP - GRAT - 18/04

OT: 6º ANO - 26/04

OT: 7º ano - 23/04

OT: 9º ano - 07/05



OT ANOS INICIAIS - TEATRO PARA PCs e PROFESSORES DE ARTE -16/05

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Veja esse vídeo indicado pelo PCNP Rau de Bauru

http://rauvirtual3.blogspot.com.br/2010/11/ler-devia-ser-proibido.html


A professora  de arte Zilda Rizzo da EE Caetano de Campos, compartilhou conosco sua visita à Escola Ponte em Portugal






















Zilda Terezinha Rizzo
Comprei um pacote para Portugal/Espanha,com Porto no roteiro.Um dia lembrei-me da Escola da Ponte e pensei na possibilidade de visitá-la.Entrei no site da escola e enviei um e-mail.Os horários de visita são nas terças e eu só teria livre uma tarde de segunda.Depois de mais de um mês trocando e-mails fui agendada para dia 13/05,às 14h.Vibrei!Comprei chocolates e paçocas para levar para os alunos que iriam me receber.Sim,são os alunos que recebem as visitas!
Minha colega na Escola Caetano de Campos estava comigo e embora quase não conhecesse a Escola da Ponte teve curiosidade suficiente para me acompanhar na aventura de deixar o grupo e seguir de trem(lá é comboio)até a Vila das Aves,na periferia do Porto.Foram cinquenta minutos admirando as novas paisagens.A primeira surpresa foram as belas casas na periferia.A segunda foi o pequeno José Pimenta,aluno de 11 anos ,sotaque carregado nos receber.Logo após as apresentações dirigiu-se para o quadro onde estão os nomes dos visitantes,horário e nome dos alunos responsáveis e disse:"mas,estava agendado para as 14h."Sim,mas eu telefonei para avisar que não havia comboio e quem me atendeu disse:"quando chegar,chegou!"
José,era simpático,falava rápido.Subimos um lance de escadas e entramos no espaço onde havia cinco jovens professores e os alunos sentados ao redor de mesas redondas.Não há lousas,nem mesas para professores.Ninguém se incomodou com nossa presença,todos continuaram nos seus afazeres.Todos silenciosos,concentrados.Deste espaço passamos para outro,  depois, para a Sala de Arte.Não há portas.A professora de Arte levantou-se,me beijou.Conversamos um pouco.Observei os computadores na sala de Arte e descobri que em todos os ambientes há computadores,uma vez que o Projeto Pedagógico da escola foca a pesquisa.
Não há biblioteca,os livros estão espalhados em diversas estantes,sempre ao alcance.Esla,a colega que me acompanhava é professora de Português e interessada na leitura perguntou ao José como fazia para levar livros para casa,ele rápido questionou porque levar livros se tinha os dele em casa.
Chamou minha atenção vários alunos com Síndrome de Down,a limpeza,organização,a falta de barulho(ainda que pedagógico),o grande espaço onde está a escola da Ponte.Hoje ,a escola que começou do outro lado da ponte que dá  o nome para a escola, está num bloco da Escola São Tomé Negreiros,tem 200 alunos,do primeiro ao nono ano,dividido em três ciclos.A Escola que abriga o Projeto Escola da Ponte é uma escola nos moldes tradicionais e conversando com uma das mães que tinha ido buscar a filha, ouvi dela que não entende a Ponte,que prefere a filha na escola que tenha sequência de anos e que ela possa acompanhar.
Como conheci José Pacheco no Congresso que implantou nossa Escola de Tempo Integral e estudei um pouco sobre a filosofia da Escola da Ponte não me assustei quando José nos apresentou a planília onde escolhe suas atividades para cada quinzena,que desenvolve em grupo de quinze alunos,com o acompanhamento do professor orientador e apoio dos pais, depois solicita reforço ou avaliação.Como não me assustei com reação dele quando lhe dei os doces brasileiros,comendo rapidamente um bombom,guardando dois para os pais e os outros para os colegas.José é filho único,como a maioria dos alunos.
Para mim a palavra chave é a responsabilidade,gerada pela liberdade e solidariedade.Não considero um modelo a ser clonado,mas uma filosofia que me faz refletir e me incentiva a buscar meu próprio caminho,respeitando a individualidade.
É isso!
 
Boa semana!
Grande abraço

  video: Arte Matemática   vtape.gif (6798 bytes)





 ORIENTAÇÃO TÉCNICA  DE ARTE PARA PCs DE 

EF ANOS INICIAIS 16/05




ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA O ENSINO DE ARTE PARA 3ºANO DO ENSINO MÉDIO 17/05











PAINEL 13 DE MAIO


 PAINEL DIA DA MATEMÁTICA





PAINEL SEMANA DA DENGUE






Orientações Técnicas para o Mês de Maio:
30/05 - Orientação técnica de Currículo para Professores, Expectativas de Aprendizagem para 8ºano do Ensino Fundamental Anos Finais; site: www.diretoriacentro.net, menu/oficina pedagógica/artes/currículo;  EM BREVE: www.pedradigital-diretoria.webnode.com.





















DATA:25/08/2011
OBJETIVO: Encontro de Formação de Professores Coordenadores do Ensino Médio
ASSUNTO: (In)disciplina.
RESP: Prof. Régia Vidal
           Prof. Rodrigo Ponce
DATA:20/08/2011




ASSUNTO: Música na Escola : Noções Musicais para um Ensino Criativo
OBJETIVO: Amostra de potencial Interdiciplinar da Música como matéria teórica e prática.
LOCAL: Teatro da Unesp






MOMENTOS DE REFLEXÃO - ARTE É CULTURA - CULTURA É CURRÍCULO