PCNP Tecnologia Educacional

             Profª Marcia Ferreira Simões   Profª Ludimila Rabaquini Lourenço 


Introdução

         O Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico,na área de Tecnologia Educacional deverá desenvolver junto a Diretoria de Ensino a função de  capacitar professores em softwares educacionais, Internet e projetos de tecnologia educacional, para que sejam levados aos alunos das escolas estaduais nas salas de informática das escolas, trabalhando todos os componentes curriculares, realizando ações que promovam o desenvolvimento e a melhoria do processo ensino aprendizagem em consonância com as demandas sociais e objetivar a implantação dos aspectos positivos expressos na política educacional vigente, colaborando com a efetiva implantação do currículo oficial do Estado de São Paulo, tendo como referência o Plano de Gestão da Diretoria de Ensino, as posições defendidas pelos colegiados e experiências dos profissionais que ali se encontram(Dirigente, Supervisores, PCNPs de varias áreas, funcionários, Diretores, PCs, Secretários , etc...). Deverá também acompanhar a formação contínua dos professores, incentivando a participação dos docentes nas orientações técnicas como desenvolver um projeto próprio dentro das Unidades Escolares , dando caráter formativo à parte dos encontros, visando a legislação e atualização de processos que visem a melhoria nas relações de ensino aprendizagem. Incentivar processo de uma cultura e letramento digital nos procedimentos de orientação e planejamento.

Dos objetivos do trabalho:

        As palavras vigentes para a função de PCNP são:
·         Diagnosticar;
·         Gestar;
·         Acompanhar;
·         Indicar/sugerir;
·         Fundamentar;
·         Registrar/documentar;
·         Redirecionar, justificar;
·         Formar/instruir;
·         Avaliar, e outros que podem flexionar sentidos que propiciem uma ação pontual ou extensiva, dependendo da necessidade do contexto da Diretoria de Ensino;
·         Permitir que os professores tenham uma nova ferramenta de trabalho para utilizar junto a seus alunos, ampliando seu conhecimento, através das novas tecnologias, consideradas essenciais no mundo atual;
·         Auxiliar a no planejamento, processo de uma cultura de formação continuada dos docentes e nos de atividades extracurricular para alunos pertencentes á  todas Unidades Escolares;
·         Participar das reuniões semanais entre a equipe de gestão e dos pares para avaliar procedimentos e encaminhamentos pontuais;
·         Acompanhar e sugerir a gestão nas pautas em reuniões entre meus pares;
·         Apreciar no planejamento os relatórios dos anos anteriores sobre aproveitamento, focos de estrangulamento e reorientação para busca de melhorias de todos os envolvidos;
·         Incentivar e elencar projetos(Sites, Blogs, pesquisas) que busquem a superação de dificuldades identificadas;
·         Incentivar ações, experiências através de divulgação de trabalhos desenvolvidos pelas Unidade Escolares;
·         Manter os profissionais da educação informados dos cursos oferecidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e de eventuais formações promovidas pela própria instituição ou parcerias;
·         Atender as orientações da Diretoria de Ensino através do D.D. Dirigente de Ensino, buscando junto ao gestor a participação de um número maior de professores;
·         Desenvolver as atividades de leitura e de preparação dos materiais  para formação de professores, com atualizações de legislação;
·         Auxiliar o gestor da Diretoria de Ensino na articulação de todos os setores que a compõe;
    ·    Todo e qualquer projeto que possa prosperar dentro de um  
        ambiente de trabalho, reflete os aspectos positivos  que 
        a sociedade aspira para o futuro bem sucedido de todos os seus 
        participantes, onde os mesmos deverão levar em conta:
·         Pensar junto uma cultura de ouvir e escutar o outro, registrar as experiências positivas e buscar soluções para as dificuldades;
·         Querer uma Oficina de excelência e para isso o compromisso de profissionais precisa de incentivo e atenção especial para que se desenvolvam os projetos afinados com as necessidades reais das Unidades Escolares no sentido de atendê-las e formá-las;
·         Acredito que o trabalho junto ás Unidades Escolares ligada aos projetos de formação continuada e de  reflexão  em grupo eleva o diálogo interno melhorando ações coletivas;
·         Um projeto deve atender as demandas de melhorias para a educação onde uma escola é produtora de conhecimento e precisa de ações que pontuem o processo de ensino aprendizagem atendendo cada realidade;




CURSO PROINFO INTEGRADO 2014

CURSO PROINFO INTEGRADO
1º semestre 2014

TURMA 1 – ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Formador : Marcia e Wagner
Encontros  às 4ª feiras  das 19 às 21h e 30 min
Dias do Curso :  12/03/2014
                        26/03/2014
                        09/04/2014
                        23/04/2014
                        07/05/2014
                        21/05/2014
                        04/06/2014
                        18/06/2014                   
      
TURMA 2- REDES DE APRENDIZAGEM
Formador: Wagner e Marcia
Encontros às 3ª feiras das 19 às 21h e 30 min
Dias do Curso:   18/03/2014
                        01/04/2014
                        15/04/2014
                        29/04/2014
                        13/05/2014
                        27/05/2014
                        10/06/2014
                        24/06/2014

TURMA 3 – REDES DE APRENDIZAGEM
Formador: Ludimila e Marcia
Encontros aos Sábados das 8 às 13 horas
Dias de Curso :  22/03/2014
                        12/04/2014
                        10/05/2014
                        07/06/2014


CURSO INTEL FUNDAMENTOS BÁSICOSFormadora PCNP Ludimila06/05/2014













REDE DE APRENDIZAGEM
4º ENCONTRO PRESENCIAL - 29/04/2014

PCNPs Wagner e Marcia










CURSO INTEL FUNDAMENTOS BÁSICOS
Formadora PCNP Ludimila
29/04/2014










Atividade do curso Redes de Aprendizagem modulo 1


Elaboração de Projetos

4º ENCONTRO PRESENCIAL-23/04/2014

PCNPs Marcia e Wagner























REDE DE APRENDIZAGEM
3º ENCONTRO PRESENCIAL - 15/04/2014
PCNPs Wagner e Marcia

A proposta dessa atividade era a de brincar com as imperfeições e adversidades típicas do ser humano, utilizando a música  Ciranda da Bailarina de Chico Buarque de Holanda. Os cursistas exercitando sua criatividade, fizeram vídeos para postagem no Youtube e no Blog.



video

Atividade desenvolvida por cursistas do eProinfo: Redes de Aprendizagem da Diretoria de Ensino Região Centro - Formador Wagner Menegare -postado em 23/05/2014 - Cantam a letra da Ciranda da bailarina de Chico Buarque.



Atividade 1.7- Cursistas Sonia Kruger, Jaqueline Silva e Aparecido Figueiredo




video

Atividade 1.7- Cursista Vanderlei Souza


Elaboração de Projetos
3º ENCONTRO PRESENCIAL-09/04/2014
PCNPs Marcia e Wagner



















REDE DE APRENDIZAGEM
1º ENCONTRO PRESENCIAL - 18/03/2014
PCNPs Wagner e Marcia
















Elaboração de Projetos
1º ENCONTRO PRESENCIAL-12/03/2014
PCNPs Marcia e Wagner












CURSO PROINFO INTEGRADO
MÓDULO IITecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as Tic 
            ENCERRAMENTO EM 16/12/2013




























video








  • Data:09/12/2011
    Objetivo: Informação
    Responsável: Prof. Dinael Pena
    • Os links listados têm como principal objetivo compartilhar informações úteis e conemporâneas a respeito de navegação segura.
  1. Internet Segura (CGI.br) - http://internetsegura.br
  2. Navegue protegido - http://www.navegueprotegido.org
  3. SaferNet - http://safernet.org.br
  4. Criança mais segura na internet - http://www.criancamaissegura.com.br
  5. Internet Segura - http://internetsegura.pt
  6. Cartilha de Segurança na Interner - http://cartilha.cert.br
  7. SeguraNet - http://www.seguranet.pt/blog
  8. Navegue protegido com o Seninha - http://senna.globo.com/senninha/navegue_protegido
  9. Internet e Segurança - http://esec-tabua.rcts.pt/seguranca%20internet/internetseguranca.pdf
  10. Júnior - Pais e Educadores -http://www.junior.te.pt/servlets/gerais?p=pais&id=1130
  11. Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo


Data: 16 e 17/11/2011
Local: São Pedro
Assunto: Plataforma - Prof. 2.0
Público: PCOPs de Tecnologia
*Prof. Dinael Pena
*Profª Márcia Ferreira Simões
Objetivo: Registro





DATA: 20/10/2011
EVENTO: 1º ENCONTRO PRESENCIAL
OBJETIVO: REGISTRO
RESPONSÁVEIS
     PROF. DINAEL APARECIDO PENA
PROFª MARCIA FERREIRA SIMÕES  






DATA: 11/10/2011
EVENTO: ATRIBUIÇÃO - ACESSA ESCOLA
OBJETIVO: REGISTRO
RESPONSÁVEL : SUPERVISORA LILIANA MARTINS JANOVIK
                 PCOP - DINAEL APARECIDO PENA  







DATA: 26/09/2011
OBJETIVO: REGISTRO
RESPOSNABILIDADE: DINAEL PENA





DATA: 18/09/2011
ASSUNTO: CAPACITAÇÃO MÓDULO 2 E 3.
OBJETIVO: REGISTRO
PÚBLICO: ESTAGIÁRIOS DO ACESSA-CENTRO
OBJETIVO: REGISTRO

 D.Regina e Sr. Alfredo - Acessa Escola - Central

Reunião para aparar arestas

Registro: Universitários : Tássio, Thiago e D. Hilda

Alunos do Acessa -Centro

 Alunos do Acessa -Centro

Prof. Braz Junior

DATA: 02/09/2011
ASSUNTO: INTERNET SEGURA- "BOM PARA VOCÊ".
OBJETIVO: REGISTRO
PÚBLICO: 25 PESSOAS DA DE-CENTRO
OBJETIVO: MULTIPLICADOR




DATA: 22/08/2011
ASSUNTO: Avaliação da Aprendizagem em Processo.
OBJETIVO: Avaliação Diagnóstica






ASSUNTO: CAPACITAÇÃO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO
CONCURSO PEB II DE 2011
PLATAFORMA AVA-EFAP
DATA: 01 e 02/08/2011




CAPAITAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS DO ACESSA ESCOLA






Pré projeto : Introdução a Tecnologia Educacional - Tecnologia Educacional