Profª Marcia Ferreira Simões Profª Ludimila Rabaquini Lourenço
Introdução
O Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico,na área de Tecnologia Educacional deverá desenvolver junto a Diretoria de Ensino a função de capacitar professores em softwares educacionais, Internet e projetos de tecnologia educacional, para que sejam levados aos alunos das escolas estaduais nas salas de informática das escolas, trabalhando todos os componentes curriculares, realizando ações que promovam o desenvolvimento e a melhoria do processo ensino aprendizagem em consonância com as demandas sociais e objetivar a implantação dos aspectos positivos expressos na política educacional vigente, colaborando com a efetiva implantação do currículo oficial do Estado de São Paulo, tendo como referência o Plano de Gestão da Diretoria de Ensino, as posições defendidas pelos colegiados e experiências dos profissionais que ali se encontram(Dirigente, Supervisores, PCNPs de varias áreas, funcionários, Diretores, PCs, Secretários , etc...). Deverá também acompanhar a formação contínua dos professores, incentivando a participação dos docentes nas orientações técnicas como desenvolver um projeto próprio dentro das Unidades Escolares , dando caráter formativo à parte dos encontros, visando a legislação e atualização de processos que visem a melhoria nas relações de ensino aprendizagem. Incentivar processo de uma cultura e letramento digital nos procedimentos de orientação e planejamento.
Dos objetivos do trabalho:
As palavras vigentes para a função de PCNP são:
· Diagnosticar;
· Gestar;
· Acompanhar;
· Indicar/sugerir;
· Fundamentar;
· Registrar/documentar;
· Redirecionar, justificar;
· Formar/instruir;
· Avaliar, e outros que podem flexionar sentidos que propiciem uma ação pontual ou extensiva, dependendo da necessidade do contexto da Diretoria de Ensino;
· Permitir que os professores tenham uma nova ferramenta de trabalho para utilizar junto a seus alunos, ampliando seu conhecimento, através das novas tecnologias, consideradas essenciais no mundo atual;
· Auxiliar a no planejamento, processo de uma cultura de formação continuada dos docentes e nos de atividades extracurricular para alunos pertencentes á todas Unidades Escolares;
· Participar das reuniões semanais entre a equipe de gestão e dos pares para avaliar procedimentos e encaminhamentos pontuais;
· Acompanhar e sugerir a gestão nas pautas em reuniões entre meus pares;
· Apreciar no planejamento os relatórios dos anos anteriores sobre aproveitamento, focos de estrangulamento e reorientação para busca de melhorias de todos os envolvidos;
· Incentivar e elencar projetos(Sites, Blogs, pesquisas) que busquem a superação de dificuldades identificadas;
· Incentivar ações, experiências através de divulgação de trabalhos desenvolvidos pelas Unidade Escolares;
· Manter os profissionais da educação informados dos cursos oferecidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e de eventuais formações promovidas pela própria instituição ou parcerias;
· Atender as orientações da Diretoria de Ensino através do D.D. Dirigente de Ensino, buscando junto ao gestor a participação de um número maior de professores;
· Desenvolver as atividades de leitura e de preparação dos materiais para formação de professores, com atualizações de legislação;
· Auxiliar o gestor da Diretoria de Ensino na articulação de todos os setores que a compõe;
· Todo e qualquer projeto que possa prosperar dentro de um
ambiente de trabalho, reflete os aspectos positivos que
a sociedade aspira para o futuro bem sucedido de todos os seus
participantes, onde os mesmos deverão levar em conta:
· Pensar junto uma cultura de ouvir e escutar o outro, registrar as experiências positivas e buscar soluções para as dificuldades;
· Querer uma Oficina de excelência e para isso o compromisso de profissionais precisa de incentivo e atenção especial para que se desenvolvam os projetos afinados com as necessidades reais das Unidades Escolares no sentido de atendê-las e formá-las;
· Acredito que o trabalho junto ás Unidades Escolares ligada aos projetos de formação continuada e de reflexão em grupo eleva o diálogo interno melhorando ações coletivas;
· Um projeto deve atender as demandas de melhorias para a educação onde uma escola é produtora de conhecimento e precisa de ações que pontuem o processo de ensino aprendizagem atendendo cada realidade;
CURSO PROINFO INTEGRADO 2014
CURSO PROINFO INTEGRADO
1º semestre 2014
TURMA 1 – ELABORAÇÃO DE
PROJETOS
Formador
: Marcia e Wagner
Encontros às 4ª feiras
das 19 às 21h e 30 min
Dias
do Curso : 12/03/2014
26/03/2014
09/04/2014
23/04/2014
07/05/2014
21/05/2014
04/06/2014
18/06/2014
TURMA 2- REDES DE
APRENDIZAGEM
Formador:
Wagner e Marcia
Encontros
às 3ª feiras das 19 às 21h e 30 min
Dias
do Curso: 18/03/2014
01/04/2014
15/04/2014
29/04/2014
13/05/2014
27/05/2014
10/06/2014
24/06/2014
TURMA 3 – REDES DE
APRENDIZAGEM
Formador:
Ludimila e Marcia
Encontros
aos Sábados das 8 às 13 horas
Dias
de Curso : 22/03/2014
12/04/2014
10/05/2014
07/06/2014
CURSO INTEL FUNDAMENTOS BÁSICOS
Formadora PCNP Ludimila
29/04/2014
Atividade do curso Redes de Aprendizagem modulo 1
CURSO INTEL FUNDAMENTOS BÁSICOSFormadora PCNP Ludimila06/05/2014
REDE DE APRENDIZAGEM
4º ENCONTRO PRESENCIAL - 29/04/2014
PCNPs Wagner e Marcia
CURSO INTEL FUNDAMENTOS BÁSICOS
Formadora PCNP Ludimila
29/04/2014
Atividade do curso Redes de Aprendizagem modulo 1
Elaboração de Projetos
4º ENCONTRO PRESENCIAL-23/04/2014
PCNPs Marcia e Wagner
REDE DE APRENDIZAGEM
3º ENCONTRO PRESENCIAL - 15/04/2014
PCNPs Wagner e Marcia
A proposta dessa atividade era a de brincar com as imperfeições e adversidades típicas do ser humano, utilizando a música Ciranda da Bailarina de Chico Buarque de Holanda. Os cursistas exercitando sua criatividade, fizeram vídeos para postagem no Youtube e no Blog.
Atividade desenvolvida por cursistas do
eProinfo: Redes de Aprendizagem da Diretoria de Ensino Região Centro - Formador
Wagner Menegare -postado em 23/05/2014 - Cantam a letra da Ciranda da bailarina
de Chico Buarque.
Atividade 1.7- Cursistas Sonia Kruger, Jaqueline Silva e Aparecido Figueiredo
Atividade 1.7- Cursista Vanderlei Souza
Elaboração de Projetos
3º ENCONTRO PRESENCIAL-09/04/2014
PCNPs Marcia e Wagner
REDE DE APRENDIZAGEM
1º ENCONTRO PRESENCIAL - 18/03/2014
PCNPs Wagner e Marcia
Elaboração de Projetos
1º ENCONTRO PRESENCIAL-12/03/2014
PCNPs Marcia e Wagner
CURSO PROINFO INTEGRADO
MÓDULO II- Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as Tic
- Data:09/12/2011Objetivo: InformaçãoResponsável: Prof. Dinael Pena
- Os links listados têm como principal objetivo compartilhar informações úteis e conemporâneas a respeito de navegação segura.
- Internet Segura (CGI.br) - http://internetsegura.br
- Navegue protegido - http://www.navegueprotegido.org
- SaferNet - http://safernet.org.br
- Criança mais segura na internet - http://www.criancamaissegura.com.br
- Internet Segura - http://internetsegura.pt
- Cartilha de Segurança na Interner - http://cartilha.cert.br
- SeguraNet - http://www.seguranet.pt/blog
- Navegue protegido com o Seninha - http://senna.globo.com/senninha/navegue_protegido
- Internet e Segurança - http://esec-tabua.rcts.pt/seguranca%20internet/internetseguranca.pdf
- Júnior - Pais e Educadores -http://www.junior.te.pt/servlets/gerais?p=pais&id=1130
- Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo
Data: 16 e 17/11/2011
Local: São Pedro
Assunto: Plataforma - Prof. 2.0
Público: PCOPs de Tecnologia
*Prof. Dinael Pena
*Profª Márcia Ferreira Simões
Objetivo: Registro
DATA: 20/10/2011
EVENTO: 1º ENCONTRO PRESENCIAL
OBJETIVO: REGISTRO
RESPONSÁVEIS
DATA: 11/10/2011
EVENTO: ATRIBUIÇÃO - ACESSA ESCOLA
OBJETIVO: REGISTRO
RESPONSÁVEL : SUPERVISORA LILIANA MARTINS JANOVIK
PCOP - DINAEL APARECIDO PENA
DATA: 26/09/2011
OBJETIVO: REGISTRO
RESPOSNABILIDADE: DINAEL PENA
DATA: 18/09/2011
ASSUNTO: CAPACITAÇÃO MÓDULO 2 E 3.
OBJETIVO: REGISTRO
PÚBLICO: ESTAGIÁRIOS DO ACESSA-CENTRO
OBJETIVO: REGISTRO
D.Regina e Sr. Alfredo - Acessa Escola - Central
Reunião para aparar arestas
Registro: Universitários : Tássio, Thiago e D. Hilda
Alunos do Acessa -Centro
Alunos do Acessa -Centro
Prof. Braz Junior
D.Regina e Sr. Alfredo - Acessa Escola - Central
Reunião para aparar arestas
Registro: Universitários : Tássio, Thiago e D. Hilda
Alunos do Acessa -Centro
Alunos do Acessa -Centro
Prof. Braz Junior
DATA: 02/09/2011
ASSUNTO: INTERNET SEGURA- "BOM PARA VOCÊ".
OBJETIVO: REGISTRO
PÚBLICO: 25 PESSOAS DA DE-CENTRO
OBJETIVO: MULTIPLICADOR
DATA: 22/08/2011
ASSUNTO: Avaliação da Aprendizagem em Processo.
OBJETIVO: Avaliação Diagnóstica
ASSUNTO: CAPACITAÇÃO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO
CONCURSO PEB II DE 2011
PLATAFORMA AVA-EFAP
DATA: 01 e 02/08/2011
CAPAITAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS DO ACESSA ESCOLA
Pré projeto : Introdução a Tecnologia Educacional - Tecnologia Educacional