quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Nova Droga no Mercado

Foi descoberta no Acre, na fronteira com a Bolívia, o ‘Oxi’ ou ‘Oxidado’, uma das mais potentes e perigosas drogas em circulação no País. O estimulante já foi localizado pelas autoridades policiais em alguns estados brasileiros, entre eles, Maranhão, Pará e Piauí.
A nova droga tem a fórmula básica do Crack – bicarbonato, amoníaco e cloridrato de cocaína – com o poder de ‘fissura’ potencializado pela adição de querosene e cal virgem.
Segundo especialistas, o poder do Oxi é devastador, de efeito rápido e vício quase imediato. É comum ainda que o usuário recorra ao álcool etílico para prolongar o efeito. Vendida em pedras, que podem ser mais amarelas ou brancas a depender da quantidade de querosene, o pacote com cinco unidades custa de R$ 2 a 5 reais. O Crack, popular pelo baixo custo, custa, em média, R$ 10 a pedra.
O médico Mauro Gomes de Aranha, presidente do Conselho Estadual sobre Drogas, alerta que o Oxi, por se tratar de um estimulante, provoca diversos riscos a saúde. “A intoxicação com este tipo de substância causa convulsões e arritmia cardíaca, podendo chegar ao infarto agudo do miocárdio.”, disse.
O uso do Oxi atinge também o sistema nervoso central, levando à paranoia e sensação permanente de medo. Provoca um rápido emagrecimento, dores estomacais, enxaquecas, náuseas, vômitos e problemas no figado.
Segundo pesquisas da ONG Rede Acreana de Redução de Danos, a maioria dos usuários está na faixa entre 9 e 14 anos de idade. Cerca de 30% deles morrem no período de um ano a partir do uso da droga. Assim como acontece com o Crack, para sustentar o vicio, muitos usuários passam a cometer furtos ou praticar a prostituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário