sexta-feira, 14 de outubro de 2011

REUNIÃO - PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO - MATRIZ CURRICULAR


Reunião 14 de outubro –Ensino Médio
MATRIZ CURRICULAR

PONTOS POSITIVOS
- Diminuição do número de alunos por sala.
- A escolha da matriz permite que haja maior interesse por parte do aluno.

PONTOS NEGATIVOS
- O documento já veio pronto.
-Não foi permitido que os professores apresentassem as propostas para a elaboração do documento.
- Houve pouco tempo para a discussão e não foi garantido o espaço para isso.
- Não foram garantidas as discussões em outras áreas da carreira dos professores.
- Desinteresse geral e apatia dos alunos do Ensino Médio. Isso reflete nos resultados do Saresp e do ENEM.
- Alunos das ETECs faltam muito nas aulas do Ensino Médio regular.
- Se a proposta é de interdisciplinaridade, por que separar as matrizes em áreas?
- Diminuição das aulas de Português e Matemática e cobrança sobre essas áreas (Avaliações externas).
- Contrário ao método tecnicista do Ensino Médio.
- Nas condições oferecidas atualmente aos alunos, esses não apresentam maturidade para escolherem suas matrizes.
- Falta de continuidade dos projetos.
- Há muitos projetos novos e bons que não têm continuidade devido à troca de governantes.
- O EAD gera medo e insegurança.

SUGESTÕES
- Escolher o professor coordenador de área por meio de seus pares.
- O coordenador de área deve ter suas funções especificadas, centradas no pedagógico.
- Após referendada a matriz, que essa seja inserida antes da inscrição para a atribuição de aulas e não haver erro e acúmulo ilegal de cargos.
- A Estrutura deve garantir uma aula de qualidade (tempo e espaço para isso, redução do número de alunos por sala e da jornada de trabalho).
- Revisão do Programa São Paulo faz Escola.
- Abertura de debate com a rede sobre a elaboração da matriz curricular. A rede quer reelaborar a(s) mesma(s).
- Ensino facultativo de Língua Espanhola.

DÚVIDAS
- O material atual será reformulado?
- O material que está resumido, será mais ainda?
- Quando será aplicada a matriz proposta?
- Se haverá TCC, por que não existe a Orientação de Estudo no terceiro ano do Ensino Médio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário