segunda-feira, 30 de abril de 2012

Professores têm até 10/5 para se inscrever em programa de intercâmbio.

Fonte: Secretaria da Educação.



Curso terá duração de três semanas e é exclusivamente destinada aos docentes das redes municipais e estaduais
Professores da rede pública de São Paulo têm até 10/5 para se inscrever no Swiss International Teachers, programa de intercâmbio da Fundação Lemann que viabiliza seis bolsas de estudos para os Estados Unidos.
Os participantes interessados devem ser docentes das redes estaduais ou municipais há dois anos, no mínimo, e ter fluência verbal e escrita na língua inglesa.
A viagem acontecerá de 15/7 a 4/8. Durante as três semanas, os escolhidos farão o curso na Virginia Polytechnic Institute and State University com atividades diárias, como trabalhos de campo e apresentações de seminários.
O processo de seleção acontecerá em duas fases, sendo a primeira o envio de currículo e de um plano de trabalho realizado com os atuais alunos, em inglês, acompanhados da declaração da rede de ensino comprovando o vínculo à escola. A segunda é uma entrevista individual com representantes da Lemann.
As despesas com a viagem, hospedagem e alimentação são cobertas pelo Programa.
Informações e inscrições pela página da  Fundação Lemann
.http://www.fundacaolemann.org.br/cursos/sitp/

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Inglês é só 3º idioma mais falado do mundo.

Fonte:: www.estadao.com.br.


Comercial em bengali
Do fim de 2009 a junho de 2010, a designer Rafaela Grochewski, de 27, morou em Daca, Bangladesh, onde trabalhou como trainee numa agência de propaganda. Conversava em inglês na empresa, mas os colegas logo ensinaram palavras em bengali para que ela pudesse usar o riquixá como transporte. “Aprendi a falar ‘vire à direita’, ‘vire à esquerda’, ‘em frente’ e ‘êkane’ (‘é aqui’).” Isso a ajudou a lidar com os condutores. “Eles sempre querem cobrar mais caro.” O alfabeto bengali é diferente do nosso. “Até os números são diferentes. Só que eu sempre sabia o que estava escrito. Nunca estudei hindi, a língua oficial da Índia, mas dizem que a base dos dois idiomas é bem parecida.” Rafaela passou por situações curiosas no país. “Sou branquinha e loirinha e me paravam para tirar fotos na rua.” Ela aprendeu o idioma tão bem com os colegas que até gravou um comercial de TV. “Fazia uma francesa em visita à sogra em Bangladesh. Ela se esforça para aprender francês, mas, no final, eu mostro que sei falar bengali.”



Dostoiévski no original
Há quem ache Dostoiévski um escritor difícil – mesmo em português. Mas o funcionário público Daniel da Costa Oliveira, de 33 anos, quer um dia ler o autor de Crime e Castigo no original. Aluno há um ano e meio do Clube de Cultura Russa, em São Paulo, ele já consegue ler, escrever e até mesmo entender coisas que ouve em rádios do país. “Tenho um aplicativo no celular que permite baixar rádios do mundo todo, inclusive da Rússia. Eles usam o alfabeto cirílico e as construções de frases são bem diferentes, mas não é nada muito difícil.” Daniel, que já aprendeu inglês e francês, diz que escolheu o russo porque acha que as relações entre Brasil e Rússia estão se estreitando e o domínio do idioma pode ser uma vantagem no futuro. Em junho, ele vai por em prática o que aprendeu. Está com passagens compradas para São Petersburgo e Moscou. “Vou aproveitar e comprar livros em sebos. Aqui é difícil achar publicações em russo.”




Bom dia em mandarim“Se me deixarem lá no meio da China consigo voltar para casa.” É assim que Leonardo Priori Silva, de 45 anos, descreve seu domínio de mandarim, que estuda há 5. “A partir do terceiro ano dá para ter alguma fluência. Falo e escrevo um pouco.” Gerente de projetos da GM América Latina, ele conversa com chineses todo dia por telefone e viaja ao país duas vezes por ano. Grande parte das conversas é em inglês, mas a familiaridade com o idioma abre portas. “Aprenda, nem que seja só a dizer ‘bom dia’.” Na primeira ida à China, ele não falava nada. Pediu ao tradutor que ensinasse algum cumprimento. “Comecei a apresentação em mandarim e me aplaudiram.” Além disso, suas viagens são para cidades pequenas. “Em Pequim e Xangai muitos falam inglês. No interior, sem falar mandarim não se consegue nem ir a um restaurante.”
Volta às origensA historiadora Silvia Antibas, de 56 anos, fala francês, inglês e espanhol. Há um mês começou a estudar árabe no Centro Cultural Árabe Sírio, em São Paulo, por questões pessoais e profissionais. “Pesquiso sobre a imigração árabe e sobre o uso do idioma na música. Além disso, tenho ascendência síria.” O pai dela, nascido na Síria, falava o idioma de origem em casa. “Por mais que eu não entenda, a língua me é familiar. Acho que vou pegar com mais facilidade do que os outros alunos”, afirma. Para não ter grandes dificuldades nessa etapa inicial do curso, Silvia diz que tenta não faltar a nenhuma aula. Mesmo assim, sabe que a tarefa é complicada. “É outro alfabeto, é muito difícil.” A historiadora aconselha a quem pretende estudar árabe que pratique o idioma via internet ou até mesmo vendo canais árabes na TV. “Não desanime, essa é a minha dica.”
Português musicalEstudante do Mestrado Profissional em Gestão Internacional na FGV, Marc Colomber, de 22, mora há apenas dois meses em São Paulo. Volta para sua cidade natal, Barcelona, no fim de junho. “Gostaria de procurar emprego aqui, mas minha namorada ficou na Espanha. Pretendo retornar ao Brasil no ano que vem.” Embora seu curso na faculdade seja ministrado em inglês, Marc decidiu estudar português porque acha importante saber um pouco da língua. “Para o meu futuro profissional falar português pode ser uma vantagem. A Espanha tem muitas empresas com negócios aqui.” Marc é um dos 225 alunos do curso de português para estrangeiros da escola MDL Idiomas. “Para mim é muito fácil de entender, mas talvez não consiga falar tão bem”, diz. Modéstia catalã. Apesar do sotaque perceptível, Marc fala e entende bem. “Costumo brincar com minha família que no português é tudo cantado, é como uma música.”
OS IDIOMAS MAIS FALADOS DO MUNDO*
Em número de pessoas
1. Chinês - 1.213 bilhão
2. Espanhol - 329 milhões
3. Inglês - 328 milhões
4. Árabe - 221 milhões
5. Hindi - 182 milhões
6. Bengali - 181 milhões
7. Português - 178 milhões
8. Russo - 144 milhões
9. Japonês - 122 milhões
10. Alemão - 90,3 milhões



CURSO JOVENS EMPREENDEDORES, PRIMEIROS PASSOS SEBRAE/SEE- ESCOLA DA FAMILIA - 26/04/2012

PCNPE ESCOLA DA FAMILIA: EDUARDO MAIA SIMÕES


MONITORA DO SEBRAE: ANA CAROLINA SANTOS.



quinta-feira, 26 de abril de 2012

Comissão do Senado aprova isenção de taxa de vestibular para estudantes de baixa renda

Fonte: UOL.


A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) aprovou hoje (24) projeto de lei que isenta estudantes carentes do pagamento de taxas de inscrição para vestibular em universidades federais. Nesses casos, as isenções poderão ser totais ou parciais. Pelo projeto, terá direito à gratuidade nas taxas os alunos com família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e quem cursou o ensino médio completo na rede pública de ensino ou como bolsista integral na rede privada.



Além disso, o critério para a concessão do benefício prevê a necessidade do beneficiário ter renda familiar mensal ou menor ou igual a meio salário mínimo nacional, per capita, ou a três salários mínimos totais. Já votada pela Câmara dos Deputados, a matéria retorna à apreciação dos deputados, uma vez que foi alterada no Senado.
Para entrar em vigor, no entanto, o projeto de lei prevê que o Executivo terá que estimar o montante da renúncia fiscal na proposta de lei orçamentária. A justificativa é que o benefício repercutirá nas receitas das instituições de ensino superior.
A CAE também aprovou projeto de lei que isenta do Imposto de Importação e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) aquisições e operações realizadas no mercado interno de impressoras de caracteres em braille. Da mesma forma que a isenção de pagamento de taxa de vestibular, esse projeto estabelece que o Executivo terá que estimar a renúncia de receita para que o benefício entre em vigor.

Cursinho Popular realiza simulado aberto e gratuito no próximo domingo

Fonte: UOL.



O Cursinho Popular realiza no domingo (29), às 9h, um simulado aberto e gratuito para os estudantes que queiram se preparar para os vestibulares das universidades públicas.
São oferecidas 50 vagas ao público externo, com inscrições gratuitas, que devem ser feitas até sexta-feira (27), pelo telefone (11) 3258-1436.
O simulado é composto por questões de múltipla escolha sobre o conteúdo dos principais vestibulares das universidades públicas.
Mais informações podem ser obtidas no site do cursinho popular, o Acepusp. 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

FORMAÇÃO DE PROFESSORES COORDENADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS - 25/04/2012.

Supervisoras Bernardete e Liliana
PCNPEs Rodrigo e Ideilson
Equipe SP Educação com Saúde



FORMAÇÃO DE PROFESSORES COORDENADORES - 25/04/2012.

Supervisoras Maria Helena e Adriana.
Diretor Técnico I do Núcleo Pedagógico Tatiane.
PCNPEs, Rose, Liana e Edmilson.




ATENÇÃO, SENHORES DIRETORES E PROFESSORES COORDENADORES - PRÉ-INSCRIÇÕES - CURSO INGLÊS ONLINE.

Solicitamos para que informem aos alunos matriculados no Ensino Médio e EM/EJA sobre as pré-inscrições do Curso Inglês Online (2º semestre) até o dia 30/04/2012 (segunda-feira).

A pré-inscrição deve ser feita por meio do link:
http://evesp.edunet.sp.gov.br/preinscricao/default.aspx

Lista dos candidatos selecionados: 03 de maio.

Matrículas até o dia 18 do mesmo mês, na escola onde estudam.

Início das aulas das novas turmas: 1º de agosto.

Nova chamada para vagas remanescentes: 22 de maio.

Motivos para ler.

Fonte: UOL.

Não sei o que veio primeiro, se o gosto pela escrita ou pela leitura. O que sei é que desde pequena sempre gostei de ler e de escrever. “Quem lê, escreve bem”, dizia um professor. Sigo a recomendação dele ao pé da letra, com um acréscimo de conta própria: “Quem lê mais deve escrever melhor ainda”.

Quando garota, por volta dos 10, 12 anos de idade, além das obras de Monteiro Lobato, do “Pequeno Príncipe” e companhia, eu lia gibis de aventuras e as revistas de fotonovelas das minhas tias. Também li, às escondidas, alguns títulos considerados proibidos, como o famoso “Eu e o governador”, de Adelaide Carraro.

Em especial, o meu interesse era por resumos biográficos de grandes compositores de música clássica. Estranho, mas explicável. Tínhamos uma vizinha, professora de alemão, que não tinha filhos e que gostava de mim. Todo domingo, ela me levava para assistir aos “Concertos Matinais” no Teatro Municipal de São Paulo. Eu adorava o passeio, a orquestra, a grandiosidade do teatro, e queria saber mais sobre quem tinha criado aquelas músicas.

Nunca quis aprender a tocar nenhum instrumento. Lembrando daquela época, agora sei: minha curiosidade era puramente “jornalística”.

Despertar para a leitura
Em 18 de abril comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil, em alusão ao nascimento de Monteiro Lobato - o grande mestre da literatura infantil brasileira – em 1882. Através de seus personagens no “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, ninguém melhor do que ele demonstrou como a curiosidade ajuda a aprender e, principalmente, a gostar de aprender.

Os livros infantis de Lobato também enaltecem a figura do “instrutor”, seja ele um “sabugo de milho”, seja uma “dona Benta”, ou uma “tia Nastácia”. É a orientação segura que nutre a curiosidade infantil e ajuda a criança a despertar para a leitura.

O Instituto Pró-Livro (IPL), associação criada e mantida por entidades do mercado editorial, lançou em 28 de março passado, em Brasília, a terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. O estudo foi realizado em 2011 com 5.000 entrevistados de 315 municípios de todos os estados do país, além do Distrito Federal.

A pesquisa está disponível para leitura no site do IPL (www.prolivro.org.br) e confirma algumas das minhas certezas. Professores, mães e pais (nesta ordem) são as pessoas que mais influenciam uma pessoa a ler. O fato de os pais (mães e pais) terem uma base escolar também é significativo, porque eles podem ler para os filhos, comentar as histórias e motivar as crianças para os temas dos livros.

A parte triste da pesquisa, pelo menos para mim, é a que revela que em média o brasileiro lê quatro livros por ano. Dos quatro, apenas dois são lidos do começo ao fim, ou seja, de fato, ele lê apenas dois livros por ano.

Felizmente, a grande maioria dos participantes desse estudo afirmou que a leitura é muito importante, porque “ler bastante pode levar uma pessoa a vencer na vida e melhorar a sua condição socioeconômica”.

Primeiro idioma
No mercado de trabalho, a questão da qualificação é grave. Os jovens à procura de estágio ou emprego têm uma preocupação válida e necessária pelo aprendizado de um segundo idioma. Acabam se esquecendo que, antes de tudo, precisam do primeiro, nossa rica e difícil língua portuguesa.

O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) divulgou resultados de pesquisa que realizou com 6.716 estudantes e que mostram a falta que faz o hábito de leitura, a começar pelo desempenho dos candidatos em entrevistas.

Segundo a pesquisa do Nube, na área de Jornalismo, cerca de 50% dos jovens cometem erros acima do limite aceitável em testes ortográficos. Alunos de Pedagogia chegam a 50% e os de Matemática a até 67%. Nos segmentos das Artes e Design, o índice alcança 71%. No caminho contrário, mas bem-sucedido, 75% dos estudantes de Engenharia e 83% dos de Direito têm êxito.

Ler não ajuda apenas a escrever, mas a compreender melhor o que se passa ao nosso redor e a expressar o que pensamos de maneira mais clara, sempre.

LUCILA CANO.

terça-feira, 24 de abril de 2012

ENCONTRO COM A DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO, SUPERVISORES, DIRETORES, CGEB, FUNAP, PENITENCIÁRIA FEMININA - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO NAS PRISÕES - 24/04/2012.





FORMAÇÃO - PROFESSORES DE SALAS DE RECURSOS E CLASSES HOSPITALARES - 24/04/2012.


Tema: Educação Inclusiva e Deficiência Física.
PCNPE Educação Especial: Luciana.





ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA AGENTES DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR - 24/04/2012.


Supervisores responsáveis: Alfredo, Ana Pacheco e Gilda.





ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA GERENTES ESCOLARES - 24/04/2012.

Supervisores responsáveis: Selma e Cristina.





Escolas recebem doações da Campanha do Agasalho 2012

Fonte: Secretaria da Educação.


As 5,3 mil unidades escolares da rede estão mobilizadas para a ação. A sede da Secretaria da Educação, na Praça da República, também é posto de arrecadação. Participe!

Com a chegada dos dias mais frios, chega também a hora de ajudar a quem precisa se aquecer. Neste ano, novamente, alunos e comunidade escolar das 5,3 mil unidades da rede estão mobilizados para as doações da Campanha do Agasalho 2012.

Cada escola irá confeccionar sua própria caixa para receber as doações e terá autonomia para encaminhar as roupas arrecadadas para as entidades de sua cidade ou para o próprio Fundo Social de Solidariedade do município.

A campanha manteve o mesmo tema de 2011, “Roupa boa, a gente doa”. “O objetivo é chamar a atenção das pessoas a doarem roupas em perfeitas condições, não apenas para aquecer, mas para levar dignidade a quem vai receber”, afirmou a primeira-dama, Lu Alckmin, durante videoconferência realizada em março com todas as diretorias de ensino.

Além de todas as escolas estaduais, a sede da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, localizada na Praça da República, 53, Vila Buarque, na região central da capital, também é ponto de arrecadação.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Português - a melhor língua para se aprender.

Fonte: UOL.


Qual é a melhor língua para se aprender, globalmente falando? Essa pergunta foi feita pela revista Intelligent Life a seis integrantes do prestigioso periódico britânicoThe Economist. A correspondente em São Paulo da revista, Helen Joyce, sustenta que o português - do Brasil - é a escolha mais racional a fazer, e o melhor investimento em termos de retorno social e financeiro.

Joyce argumenta que o português brasileiro - que ela trata como idioma e não como variedade - atende aos anseios tanto daqueles que estudam línguas por prazer quanto dos que o fazem por razões pragmáticas. Seus argumentos: o Brasil tem 190 milhões de habitantes, metade de um continente, e promissoras perspectivas econômicas. "São Paulo é a capital de negócios da América Latina. Não há outro país com uma flora e fauna tão variada e bonita. É a casa da maior floresta do planeta, a Amazônia. O clima é excelente e as praias também. As pessoas são simpáticas e terrivelmente mentirosas, ao dizerem que 'O seu português é excelente', muito antes que seja verdade."

Ela afirma ainda que, se uma pessoa fala português brasileiro, basta acrescentar algumas palavras ao seu vocabulário para fazer-se entender com facilidade em Portugal e demais países lusófonos. "Se você falar espanhol, francês ou italiano, metade do trabalho já está feito", completa Joyce. E vai além: "Quando penso que meus filhos, hoje com dez e cinco anos, um dia poderão escrever 'português brasileiro fluente' em seus currículos, fico envaidecida".

A revista Intelligent Life, que promoveu o debate no âmbito da série Big Questions (Grandes Questões), está promovendo uma enquete on-line para saber, na opinião do público, qual a melhor língua para se aprender. E, até o momento em que escrevo este post, português (brasileiro) e esperanto lideram a pesquisa, empatados com 22% das preferências. A seguir vem o espanhol, com 15%, o francês, com 13%, e o chinês, com 12%. Curiosamente, o inglês aparece na 32ª posição, bem atrás do russo, do gaélico e do latim. Talvez porque a maioria dos votantes seja de falantes nativos do inglês.



Aldo Bizzocchi.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

PRÉ-INSCRIÇÕES - CURSO INGLÊS ONLINE.

Fonte: Secretaria da Educação.
O Curso de Inglês online é destinado a alunos do Ensino Médio, regular e da Educação de Jovens e Adultos – EJA, da rede estadual e é uma iniciativa da Escola Virtual de Programas Educacionais (EVESP), órgão ligado à Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB).
Curso de Inglês online – Inscrições abertas
 A iniciativa tem por objetivo estimular a capacidade de comunicação oral e escrita no idioma. Para se inscrever e saber mais informações, acesse:



http://evesp.edunet.sp.gov.br/preinscricao/default.aspx

quinta-feira, 12 de abril de 2012

5o Encontro de Formação de Professores Coordenadores

Tema: Projetos Especiais - Cultura é Currículo, Comunidade Presente, Mediação Escolar e Comunitária, Ismart.












segunda-feira, 9 de abril de 2012

Iniciativa oferece vagas de estágio para alunos do Ensino Médio da rede pública.

Fonte: Secretaria da Educação.

 
Estudantes entre 16 e 21 anos podem concorrer a oportunidades no Hospital Nipo-Brasileiro
Está em busca de uma oportunidade de trabalho? Em parceria com o programa “Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho”, da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), o Hospital Nipo-Brasileiro tem oportunidades de estágio exclusivamente para alunos que cursam o Ensino Médio na rede pública de ensino.
O jovem, que deve ter entre 16 e 21 anos, pode concorrer a uma vaga de estágio com carga horária de quatro, cinco ou seis horas diárias. A contratação pode ser de seis meses até um ano. A iniciativa oferece ainda bolsa-auxílio, seguro de vidas e vale transporte.
Os interessados podem se inscrever no site do programa  http://www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br/, ou mesmo, procurar a secretaria de sua escola e os postos de atendimento do programa.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos - Memória e Cidadania

Divulgação do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos - Memória e Cidadania, que será realizado pelo Memorial da Resistência de São Paulo, de 16 a 20 de julho.


Memorial da Resistência de São Paulo

Pinacoteca do Estado de São Paulo

APAC - Organização Social de Cultura


www.memorialdaresistenciasp.org.br

Cidade Escola Aprendiz

A Cidade Escola Aprendiz está promovendo uma Chamada para realização de uma produção colaborativa de arranjos culturais e educativos comunitários na região central de São Paulo. Os interessados devem enviar propostas para o e-mail arranjosculturais@gmail.com. É primordial que a elaboração dessa proposta dialogue e envolva uma escola, no caso a EE Canuto do Val.

As propostas selecionadas irão receber os seguintes recursos para sua execução:

-Espaço para realização das atividades, na região da Barra Funda, São Paulo;

-Materiais pedagógicos para as atividades;

-R$ 2.000,00 para remuneração de RH;"

Mais informações nos sites:

http://luz.agenciacomunitaria.org.br/2012/03/21/chamada-para-projetos-culturais-do-centro/

http://nossabarra.agenciacomunitaria.org.br/2012/03/21/chamada-para-projetos-culturais-do-centro/

quarta-feira, 4 de abril de 2012

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA.

Inscrições:  http://escrevendo.cenpec.org.br/index.php


              Em 2012, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro quer envolver os educadores das escolas públicas das diversas regiões do país, que batalham pelo aprimoramento do ensino da leitura e da escrita na educação básica. Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para que os professores entrem em contato com uma metodologia de trabalho de leitura e produção de texto articulada aos conteúdos previstos para cada ano escolar.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Unicamp recebe pedidos de isenção de taxa do vestibular 2013 a partir de 23 de abril.

Fonte: UOL.




A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abre no dia 23 de abril as inscrições para isenção de taxa do vestibular de 2013. Os interessados poderão realizar o cadastro até dia 31 de maio, no site da Comvest.
As isenções são oferecidas em três modalidades:
1. para candidatos com renda líquida máxima de R$ 700 por morador do domicílio;
2. para funcionários da Unicamp/Funcamp;
3. para aqueles que se candidatarem aos cursos de licenciatura em período noturno (ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/física, matemática e pedagogia).
Segundo a assessoria de imprensa, serão oferecidas 6.640 isenções na modalidade 1; 100 na modalidade 2 e um número ilimitado de isenções na modalidade 3.
São pré-requisitos para todas as modalidades: ter cursado da 5ª a 8ª série (ou 6º ao 9º ano) do ensino fundamental e o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação; ser residente e domiciliado no Estado de São Paulo e já ter concluído ou concluir em 2012 o ensino médio.
O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no dia 17 de agosto. Os estudantes beneficiados deverão realizar a inscrição no vestibular posteriormente. De acordo com a assessoria de imprensa, o calendário completo do processo seletivo será divulgado em breve.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Planetário Itinerante: Este final de semana é a vez de São Joaquim da Barra e Registro.

Fonte: Secretaria da Educação.


Alunos e comunidade de Eldorado, Aramina, Ipuã e Nuporanga conhecem os atros nos dias 31 de março e 1 de abril
Neste final de semana, o Planetário Itinerante segue viagem para as regiões de São Joaquim da Barra e Registro. Desta vez, são os alunos de Eldorado, Aramina, Ipuã e Nuporanga que conhecerão o universo de uma forma diferente e divertida.
Com espetáculos cinematográficos e atividades de observação, o planetário viajante pretende ensinar aos alunos e aos frequentadores do Escola da Família um pouco sobre astronomia. Até junho, quando o projeto faz sua última apresentação, cerca de 500 mil pessoas de 78 municípios terão feito um passeio pelas galáxias.
O trajeto desse “programa sobre rodas” passa por 97 escolas estaduais diferentes. Toda a comunidade pode participar e, enquanto as sessões estiverem acontecendo, as outras atividades do programa Escola da Família funcionarão normalmente nessas unidades.