quarta-feira, 21 de março de 2012

Processo seletivo do Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program (ILEP)

já estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program (ILEP).  Para inscrever-se, o professor deve atender a todos os pré-requisitos estabelecidos.

As inscrições devem ser encaminhadas, impreterivelmente, até o dia 23/03/2012 à COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – Equipe de LEM, situada à  Rua João Ramalho, 1546 sala 7, Perdizes, São Paulo/SP, CEP 05008-002 aos cuidados de Jucimeire de Souza Bispo.

Todos os formulários a seguir, deverão ser  preenchidos... : APPLICATION FORMCV SAMPLE,INSTITUTIONAL SUPPORT AND REFERENCE FORM. Para baixá-los basta clicar o mouse em cada um deles.

Qualquer dúvida, entrar em contato pelo e-mail: jucimeire.bispo@edunet.sp.gov.br  eneide.gaspar@edunet.sp.gov.br

Pré-requisitos:
- Ser professor de inglês do ensino médio na rede pública;
- Estar atualmente trabalhando em sala de aula;
- Possuir, no mínimo, bacharelado ou licenciatura em inglês;
- Ter, no mínimo, 5 anos de experiência comprovada em sala de aula;
- Demonstrar o compromisso de continuar lecionando após participação no programa ILEP;
- Demonstrar compromisso com o ensino de inglês;
- Ter fluência oral e escrita em inglês – apresentar comprovante de proficiência em língua inglesa (500 pontos ou mais no PBT TOEFL; ou 61 no IBT TOEFL).*
- Ser cidadão brasileiro;
- Preencher o formulário de inscrição totalmente em inglês e enviá-lo de volta para a Secretaria de Educação do seu estado, juntamente com todos os demais documentos solicitados.

*Esse comprovante de proficiência em língua inglesa poderá ser apresentado até o final de maio. 

Ver instruções no cronograma do programa.

Processo seletivo:
Os candidatos interessados em participar no processo seletivo ao programa deverão enviar sua documentação completa para a Secretaria de Educação do seu estado até o dia 23 de março de 2012.  Não serão aceitos documentos entregues após essa data.

Documentos necessários para efetivar sua inscrição no programa:
-  Formulário de inscrição devidamente preenchido, assinado e carimbado pela sua escola;
-  Currículo resumido (conforme modelo no formulário de inscrição);
-  Carta de recomendação da Secretaria de Educação;
-  Fotografia colorida recente.


Cronograma do programa:
- Até 22 de março: Divulgação do programa ILEP nos estados.
- 23 de março: Prazo para o recebimento do material completo dos candidatos nas Secretarias Estaduais de Educação.
- 30 de março: Prazo para que os estados façam a revisão do material enviado pelos candidatos e uma seleção de quais inscrições serão enviadas para a Embaixada.
- 30 de março: Prazo para que os estados enviem para a Embaixada dos EUA  o material completo dos candidatos que participarão no processo seletivo nacional.
- 10 de abril: A Embaixada dos EUA e o CONSED revisam o material dos candidatos e anunciam a lista dos 30 (trinta) professores selecionados para seguir adiante no processo seletivo e fazer o exame TOEFL (taxa a ser coberta pelo governo americano).
- Até o dia 30 de abril: Os 30 professores deverão se inscrever para o TOEFL e fazer a prova (a Embaixada fornecerá os códigos para a inscrição no TOEFL).
- 21 de maio: Prazo para que os professores enviem o resultado do TOEFL para a Embaixada dos EUA.
- 30 e 31 de maio: Embaixada dos EUA/CONSED fazem entrevistas orais com os candidatos com as melhores inscrições (revisão de todo o material enviado) + melhores pontuações no TOEFL.
- Início de junho: Embaixada dos EUA junta toda a documentação dos melhores candidatos.
- até 15 de junho: Embaixada dos EUA envia para Washington o material completo dos melhores candidatos do Brasil.
- Agosto: O comitê de seleção em Washington revisa o material de todos os candidatos internacionais.
- Setembro: IREX, a organização responsável pela implementação do programa, envia para a Embaixada dos EUA a listagem completa dos professores brasileiros selecionados para o programa.
- Outubro: Selecionados preenchem documentação complementar e iniciam a preparação para a viagem aos EUA.
- Novembro: Orientação pré-partida em Brasília.
- Dezembro: Selecionados finalizam os preparativos para a viagem.
- Janeiro de 2013: Viagem para aos EUA.
- Final de maio de 2013: Retorno dos professores ao Brasil.
- A partir de Agosto de 2013: Realização de seminários/palestras para o compartilhamento do conhecimento adquirido durante o programa nos EUA.

terça-feira, 20 de março de 2012

CURSO INTERNET SEGURA 2012.

Cadeirante fez 28 cursos à distância e hoje acumula dois empregos.

Fonte: UOL.



Estudar já foi penoso para Fernando Becasse, 31. Seu maior obstáculo, conta, era o preconceito que sofria devido à locomoção por cadeira de rodas. “O ensino médio foi um período muito difícil para mim. Na turma não gostavam de ter um paraplégico, me chamavam de mutilado”, lembra o rapaz que, desde criança, lida com as consequências de uma paralisia cerebral.
O Ensino a Distância (EAD) foi uma das estratégias que o Becasse adotou para se profissionalizar. Hoje, ele acumula quase 12 anos de experiência de estudo a distância e 28 cursos livres e técnicos finalizados, além de dois empregos. Em um dos trabalhos, Becasse é o responsável pelo departamento de relacionamento com o mercado de um site de a divulgação de cursos; no outro, faz tradução de informações para o site de uma agência de turismo.
Becasse tomou contato com as aulas a distância por um anúncio. Então, se inscreveu em um curso de motivação pessoal e não parou mais. “Em seis meses, recuperei a autoestima. Aí já emendei outro, de gestão de empresas. Depois vieram administração, técnico em contabilidade e técnico em informática”, afirma ele, que também aprendeu inglês a distância.
O motivo de buscar tantas formações, Becasse explica com tranquilidade: “Às vezes é bom ter várias formações, porque, quando surgir vaga em alguma, você vai e entra, né?” Os cursos que mais o ajudaram, diz ele, foram de auxiliar administrativo, compras e planejamento de produção, técnico em informática e técnico em contabilidade. “Estou conseguindo juntar os conhecimentos e aplicar no meu trabalho.”
O jovem, que já fez mais de um curso simultaneamente, afirma que é fácil estudar em casa, contanto que se tenha vontade e tempo disponível. “Tenho uma meta: quero ter meu escritório de informática. Por isso, não desanimo”, conta. “Para estudar a distância você tem de se programar. Estudo quatro horas por dia.” Além disso, seu próximo passo é fazer uma faculdade: “Tudo a seu tempo”, planeja.
Um dos empregos, Becasse conseguiu há quatro anos, quando conheceu o diretor do site na escola onde faz EAD. “Nunca me senti deficiente, apesar de saber que não tenho movimento nas pernas. Os cursos me dão força e fazem com que eu me sinta capaz ao quadrado.”
EAD e inclusão social
Além de facilitar o acesso à aprendizagem para pessoas com deficiências, o EAD tem aberto, aos poucos, o ingresso no ensino superior para as classes C e D, analisa o professor João Vianney, conselheiro da Abed (Associação Brasileira de Ensino a Distância) e consultor da Hoper Educacional.
Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2010, do MEC (Ministério da Educação), as graduações a distância oferecidas por instituições particulares têm o quase o dobro do número de alunos atendidos pelo Prouni (Programa Universidade para Todos, que concede bolsas integrais ou parciais) e pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) juntos. São 748 mil universitários estudando a distância e outros 375 mil nos dois programas governamentais somados.
Entre os estudantes que recebem bolsa do Prouni, cerca de 12%, segundo estimativas do MEC, estudam a distância. “Estamos falando do mesmo perfil de público: alunos com renda familiar mais baixa, em transição da classe D para a C, e sem tradição de escolaridade de ensino médio ou superior na família”, diz Vianney. Os principais atrativos da modalidade são mensalidades até 75% mais baratas em relação ao ensino presencial e a flexibilidade de tempo.
Cassiane Stefanski Olkoski, 29, optou pela faculdade a distância e a formatura no curso de gestão ambiental pela Unopar (Universidade Norte do Paraná), no ano passado, foi a realização de um sonho. Depois de perder o marido quando estava grávida, aos 21 anos, adiou seus planos de estudo por três anos, até que conheceu o EAD. “Só assim pude conciliar as aulas com a minha rotina de trabalho e de cuidado com o meu filho. E, com tantas contas para pagar, foi a solução mais acessível financeiramente também”, diz.
Para José Manuel Moran, professor de Novas Tecnologias da USP e diretor de EAD da Universidade Anhanguera-Uniderp, já era esperada a predominância das classes C e D na graduação a distância. “Esse é um fenômeno que aconteceu no mundo inteiro no primeiro momento do EAD. Depois de atender a essa demanda reprimida, o público tende a se misturar”, diz. “O adulto que procura uma faculdade tem trabalho e família e muitas vezes não pode ir à instituição de ensino todos os dias”, completa.

sexta-feira, 16 de março de 2012

SITES INTERESSANTES.

Fonte: Conpet.


SITES INTERESSANTES:


Este, abaixo, monitora os terremotos em tempo real


http://www.apolo11.com/terremotos.php






O próximo monitora aviões que estão realizando rotas internacionais:


http://www.radarvirtuel.com/index-pt.html






Este, finalmente, monitora os navios navegando pelos oceanos:
http://www.marinetraffic.com/ais/pt/default.aspx?level0=100 

quinta-feira, 15 de março de 2012

FORMAÇÃO EPROINFO - 14/03/2012.

PCOPs de Tecnologia: Carlos Watarai e Márcia Simões.










FORMAÇÃO DE PROFESSORES COORDENADORES DOS ANOS INICIAIS - 15/03/2012.

PCOPs responsáveis: Edna, Lourdes, Mônica e Vanice.













FORMAÇÃO LETRA E VIDA - 14/03/2012.

PCOP dos anos iniciais: Lourdes.



Secretário da Educação fala sobre piso e progressão salarial.

Fonte: Secretaria da Educação.



Herman Voorwald comenta a política salarial e a importância da valorização dos docentes
Em entrevista, o secretário da Educação, Herman Voorwald, fala sobre as ações do programa Educação – Compromisso de São Paulo e enfatiza o compromisso da atual gestão em valorizar os professores.
“Como secretário da Educação do Estado de São Paulo, como professor e reitor de Universidade pública, não tenho a menor dúvida em dizer que se quisermos uma educação de qualidade, temos de ter profissionais bem remunerados. É importante que se valorize os professores da educação básica”, afirma o secretário.
Embora São Paulo cumpra integralmente a Lei Nacional do Piso Salarial do Magistério Público, o secretário garante que os esforços por melhores salários e condições de trabalho são permanentes. A progressão salarial é lei no Estado. Aprovada em 2011, ela assegura aumento de 42,25% em quatro anos para os docentes da rede estadual de ensino.
Além disso, a Lei paulista determina encontros anuais entre as entidades e a Secretaria para que sejam discutidos novos aumentos. O secretário também comenta o novo piso salarial nacional dos professores, anunciado em 27 de fevereiro, que estipula o valor de R$ 1.451 como remuneração mínima para um profissional que trabalha 40 horas semanais.
Em São Paulo, o piso para esse professor é de R$ 1.894, ou seja, maior do que valor determinado pelo Ministério da Educação (MEC).

quarta-feira, 14 de março de 2012

FORMAÇÃO DE PROFESSORES COORDENADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL - 14/03/2012. -

Supervisores: Adriana, Bernadete e Liliana.
PCOPs responsáveis: Ludimila, Rodrigo e Rosemeire.







FORMAÇÃO DE PROFESSORES COORDENADORES DO ENSINO MÉDIO - 14/03/2012. -

Supervisores: Adriana, Bernadete e Liliana.
PCOPs responsáveis: Ludimila, Rodrigo e Rosemeire.