quarta-feira, 21 de março de 2012

Processo seletivo do Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program (ILEP)

já estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program (ILEP).  Para inscrever-se, o professor deve atender a todos os pré-requisitos estabelecidos.

As inscrições devem ser encaminhadas, impreterivelmente, até o dia 23/03/2012 à COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – Equipe de LEM, situada à  Rua João Ramalho, 1546 sala 7, Perdizes, São Paulo/SP, CEP 05008-002 aos cuidados de Jucimeire de Souza Bispo.

Todos os formulários a seguir, deverão ser  preenchidos... : APPLICATION FORMCV SAMPLE,INSTITUTIONAL SUPPORT AND REFERENCE FORM. Para baixá-los basta clicar o mouse em cada um deles.

Qualquer dúvida, entrar em contato pelo e-mail: jucimeire.bispo@edunet.sp.gov.br  eneide.gaspar@edunet.sp.gov.br

Pré-requisitos:
- Ser professor de inglês do ensino médio na rede pública;
- Estar atualmente trabalhando em sala de aula;
- Possuir, no mínimo, bacharelado ou licenciatura em inglês;
- Ter, no mínimo, 5 anos de experiência comprovada em sala de aula;
- Demonstrar o compromisso de continuar lecionando após participação no programa ILEP;
- Demonstrar compromisso com o ensino de inglês;
- Ter fluência oral e escrita em inglês – apresentar comprovante de proficiência em língua inglesa (500 pontos ou mais no PBT TOEFL; ou 61 no IBT TOEFL).*
- Ser cidadão brasileiro;
- Preencher o formulário de inscrição totalmente em inglês e enviá-lo de volta para a Secretaria de Educação do seu estado, juntamente com todos os demais documentos solicitados.

*Esse comprovante de proficiência em língua inglesa poderá ser apresentado até o final de maio. 

Ver instruções no cronograma do programa.

Processo seletivo:
Os candidatos interessados em participar no processo seletivo ao programa deverão enviar sua documentação completa para a Secretaria de Educação do seu estado até o dia 23 de março de 2012.  Não serão aceitos documentos entregues após essa data.

Documentos necessários para efetivar sua inscrição no programa:
-  Formulário de inscrição devidamente preenchido, assinado e carimbado pela sua escola;
-  Currículo resumido (conforme modelo no formulário de inscrição);
-  Carta de recomendação da Secretaria de Educação;
-  Fotografia colorida recente.


Cronograma do programa:
- Até 22 de março: Divulgação do programa ILEP nos estados.
- 23 de março: Prazo para o recebimento do material completo dos candidatos nas Secretarias Estaduais de Educação.
- 30 de março: Prazo para que os estados façam a revisão do material enviado pelos candidatos e uma seleção de quais inscrições serão enviadas para a Embaixada.
- 30 de março: Prazo para que os estados enviem para a Embaixada dos EUA  o material completo dos candidatos que participarão no processo seletivo nacional.
- 10 de abril: A Embaixada dos EUA e o CONSED revisam o material dos candidatos e anunciam a lista dos 30 (trinta) professores selecionados para seguir adiante no processo seletivo e fazer o exame TOEFL (taxa a ser coberta pelo governo americano).
- Até o dia 30 de abril: Os 30 professores deverão se inscrever para o TOEFL e fazer a prova (a Embaixada fornecerá os códigos para a inscrição no TOEFL).
- 21 de maio: Prazo para que os professores enviem o resultado do TOEFL para a Embaixada dos EUA.
- 30 e 31 de maio: Embaixada dos EUA/CONSED fazem entrevistas orais com os candidatos com as melhores inscrições (revisão de todo o material enviado) + melhores pontuações no TOEFL.
- Início de junho: Embaixada dos EUA junta toda a documentação dos melhores candidatos.
- até 15 de junho: Embaixada dos EUA envia para Washington o material completo dos melhores candidatos do Brasil.
- Agosto: O comitê de seleção em Washington revisa o material de todos os candidatos internacionais.
- Setembro: IREX, a organização responsável pela implementação do programa, envia para a Embaixada dos EUA a listagem completa dos professores brasileiros selecionados para o programa.
- Outubro: Selecionados preenchem documentação complementar e iniciam a preparação para a viagem aos EUA.
- Novembro: Orientação pré-partida em Brasília.
- Dezembro: Selecionados finalizam os preparativos para a viagem.
- Janeiro de 2013: Viagem para aos EUA.
- Final de maio de 2013: Retorno dos professores ao Brasil.
- A partir de Agosto de 2013: Realização de seminários/palestras para o compartilhamento do conhecimento adquirido durante o programa nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário