terça-feira, 6 de setembro de 2011


Matrícula antecipada para a rede pública tem início nesta quinta-feira, 01/09

Entre 1º e 30 de setembro, as escolas estaduais e municipais receberão inscrições para vagas no Ensino Fundamental em 2012
A partir desta quinta-feira, 1º de setembro, as escolas da rede pública de ensino de todo o Estado começam a receber as inscrições para matrícula antecipada do Ensino Fundamental em 2012. No período de inscrições, que vai até 30 de setembro, podem se cadastrar todos aqueles que em 2011 não frequentaram a rede pública, com idade a partir de sete anos e que desejam ingressar em qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Nesse período, também serão cadastradas as crianças com idade mínima de seis anos completos, ou a completar até 31 de março de 2012, ingressantes no Ensino Fundamental que não frequentam a pré-escola pública ou conveniada.
Para fazer a inscrição, o responsável pelo aluno deve comparecer a uma escola estadual ou municipal e fornecer algumas informações sobre o estudante, como nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. Também é recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de residência.
Na capital, o CEP do endereço fornecido será utilizado pelo Sistema Integrado de Cadastro de Alunos da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria Municipal de Educação (SEE/SME) para determinar a indicação da vaga na escola mais próxima. No interior, a programação conjunta da oferta de vagas será feita no Sistema de Cadastro de Alunos do Estado de São Paulo, respeitando os critérios definidos conjuntamente entre o Estado e os municípios.
No caso de estudantes que estão em pré-escola pública ou conveniada, o cadastramento será automático, mediante consulta aos responsáveis sobre o interesse em matricular a criança no 1º ano do Ensino Fundamental na rede pública, sendo necessária apenas a atualização do endereço residencial.
Chamada Escolar
A chamada escolar é destinada somente aos estudantes que estão fora da rede pública, tanto os ingressantes no Ensino Fundamental como os que cursarão os demais anos ou séries desse nível de ensino, inclusive a EJA. No caso de alunos que já estão matriculados em escolas estaduais ou municipais neste ano, não é preciso se cadastrar. Eles darão continuidade aos estudos na rede pública automaticamente.
Para estudantes da capital que cursam a pré-escola na rede municipal ou conveniada, ingressantes no Ensino Fundamental, o resultado das matrículas será divulgado na escola de origem, a partir do dia 8 de novembro. Os ingressantes que não frequentam a rede pública neste ano poderão conferir a matrícula na unidade de cadastro na mesma data. Para os demais anos e séries, a divulgação será feita a partir do dia 16 de novembro, também na escola em que o cadastramento foi feito e por correspondência endereçada aos pais ou responsáveis, informando a unidade na qual a vaga foi disponibilizada.
Já no interior e grande São Paulo, a divulgação das matrículas será feita no período de 16 a 30 de novembro. No caso dos alunos que cursam a pré-escola pública ou conveniada, o resultado será divulgado na escola de origem. Os ingressantes no Ensino Fundamental ou aqueles que cursarão os demais anos e séries, que não frequentam a rede pública atualmente, poderão verificar a matrícula na unidade em que o cadastramento foi efetuado ou, também, por meio de correspondência endereçada aos pais ou responsáveis, informando a unidade na qual o candidato teve a matrícula efetivada para o ano letivo de 2012.
Ação conjunta
O procedimento é uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Educação e as secretarias municipais de todo o Estado. O objetivo da chamada escolar é antecipar o cadastro para identificar a demanda escolar e planejar a oferta de vagas na rede pública, assegurando o atendimento efetivo desse nível de ensino, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário