segunda-feira, 21 de maio de 2012

Planejamento e organização são essenciais para sucesso nos vestibulares do final do ano

Fonte: UOL.


Faltam pouco mais de seis meses para o início da maratona de vestibulares para vagas com ingresso em 2013. Para ter sucesso nos estudos, a palavra de ordem dos vestibulandos deve ser planejamento: “O aluno deve ter planejamento e se organizar. Se o dia tem 24 horas, ele precisa dormir oito horas, vai ficar umas seis no cursinho, e ainda sobra tempo para estudar em casa. Cada um tem que descobrir o seu tempo de estudo”, afirma Paulo Motta, professor do Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Assis.


O professor explica que teorias da psicologia falam em tempos diferentes de estudo por dia, algumas recomendam três horas, outras falam em mais de seis horas: “Se vai estudar a tarde inteira, não pode pegar uma matéria só. É recomendado estudar 50 minutos, parar por 10 minutos e estudar mais 50. Só que tem gente que acha 50 minutos pouco, então pode aumentar para duas horas”, disse Motta.



É preciso, também, considerar a situação do vestibulando. Existem aqueles que estão no último ano do ensino médio, outros fazem só cursinhos pré-vestibular (ou ambos ao mesmo tempo). Há os que trabalham e os que não podem fazer o preparativo.
Os alunos que estão terminando o ensino médio, na maioria dos casos, precisam dedicar parte do tempo à escola. O presidente do Instituto Henfil, Mateus Prado, diz que, neste caso, o estudante pode concentrar no primeiro semestre a dedicação ao terceiro ano. Outra opção é dividir o tempo que destinaria ao estudo para o vestibular, segundo o coordenador do vestibular do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento.
Para o candidato trabalhador, os professores recomendam aproveitar todo o tempo livre possível. “Neste caso, é preciso estudar sábados e domingos e aproveitar todos os momentos para ler, quando estiver no transporte público, por exemplo”, afirma Edmilson Motta, coordenador do Curso e Colégio Etapa.

Intercalar disciplinas

Outra dica é intercalar as disciplinas e áreas do conhecimento - quando já estudou matemática por duas horas, é recomendado partir para biologia ou literatura, por exemplo. Segundo Paulo Motta, não “adianta querer estudar física o dia inteiro, porque não funciona. É preciso misturar e intercalar”.
De acordo com Motta, também não existem métodos de estudos que sirvam para todos os vestibulandos. "Ler a matéria em voz alta é bom, pois você também está ouvindo. Funciona bem, só que não com todo mundo. Teve um garoto, que atendi no ano passado, que toda matéria que ele tinha no cursinho, ele copiava no computador também. Ele copiou a apostila inteira, para ele era bom, mas isso é de cada um”, contou o professor.
“O vestibulando deve se perceber e saber ouvir o próprio corpo. Tem gente que gosta de estudar deitado no tapete, não é proibido, se ele gosta, pode estudar assim. A pessoa tem que entender como ela aprende”, completou.
O professor destaca a importância de pegar provas de outros anos da faculdade para perceber como é a avaliação da instituição. “A internet ajuda muito nesse aspecto de conseguir as provas dos anos anteriores e correções comentadas. É bom também para perceber e descobrir como é a aplicação dessa prova, para que a pessoa vá para o vestibular sabendo o que ela vai encontrar”, afirmou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário