domingo, 28 de agosto de 2011

China terá reforço de caligrafia por excessivo uso do computador


Fonte: Terra.com
O governo chinês determinou que as escolas do país aumentem o número de aulas de caligrafia para contrabalançar o uso excessivo de computadores. Estudantes mais jovens devem ter aulas semanais de escrita especialmente em caracteres chineses. Os mais velhos vão receber a oferta de mais aulas opcionais e atividades fora do período letivo.
As medidas vão entrar em vigor na semana que vem, com o novo ano escolar. Por meio de um comunicado, o ministério da Educação disse que o rápido desenvolvimento e popularidade de computadores e telefones celulares enfraqueceu a capacidade dos estudantes de escrever os caracteres chineses.
O comunicado diz que os estudantes devem ser treinados nos hábitos corretos como postura e na escolha certa dos materiais de escrita. A escrita chinesa é considerada em alguns círculos do país como uma forma de arte.
Usuários de internet frequentemente reescrevem caracteres tradicionais misturando-os com números, símbolos e traduções fonéticas do inglês. Por vezes eles usam palavras com o mesmo som, mas com grafias diferentes, para disfarçar o significado das frases e iludir os censores do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário