segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Minha História: Preso que passou em 4º no vestibular relata rotina universitária

FONTE: UOL – FOLHA - INARA CHAYAMITI - DE SÃO PAULO

RESUMO: O preso J. L. está no segundo semestre da graduação em Marketing e dá aulas como monitor no Centro de Progressão Penitenciária de Franco da Rocha, onde cumpre pena em regime semi-aberto.
DEPOIMENTO: Fui condenado a 45 anos de prisão, aos 22. Foi uma época louca da minha vida. Quando novo, fiz muita besteira. Tem um provérbio árabe que diz o seguinte: "um homem tem que ser belo aos 20, forte aos 30, rico aos 40 e sábio aos 50", mas com 20 anos eu quis ser tudo de uma vez só.
Pratiquei assalto à mão armada. Tinha aquela ânsia pelo vil metal e por poder. E o caminho mais curto era esse, mas, buscando tornar o tempo mais curto, o tornei mais longo. Estou preso há 19 anos.
Entrei em 1992. Meu pai já havia morrido. Minha mãe morreu em 1995. Eu vi minha família se deteriorando. Olhei para um lado e para o outro, e vi que estava sozinho, que eu dependia só de mim. Tinha que me apegar a alguma coisa.
Comecei a ler muito. O conhecimento me trouxe prazer. Meu livro favorito é "Agosto", de Rubem Fonseca. Também gosto muito de Mario Puzo, Machado de Assis, Álvares de Azevedo, Camilo Castelo Branco... Mas, o livro que me trouxe mais ensinamento foi a Bíblia.
Antes de ir preso, fiz até o ensino fundamental, mas foi muito fraco, em escola pública. Dentro da prisão, cursei o ensino médio em um grupo de estudos. Agora, faço o segundo semestre de Marketing em uma faculdade particular. Escolhi um curso de curta duração porque meu tempo é curto.
Na faculdade, ninguém sabe que sou preso. Eu não quero me expor porque sou tratado como uma pessoa comum. Eu brinco, a gente troca ideia de uma maneira normal e eu quero conservar isso. Não quero nem ser favorecido, muito menos rejeitado por isso. Cada um tem um ponto de vista, um pode achar "ai, coitado" e outro pode pensar "será que ele vai me roubar?".
Não vejo a necessidade de me expor. A gente está ali para aprender um com o outro. A diferença tem que ser tirada na caneta, nas notas. As minhas, graças a Deus, são boas. Todo mês, eu trago o boletim de presença e de notas, é como se eu tivesse prestando contas para o meu pai e a minha mãe.
O ProUni me ajudou demais, porque eu não ia ter condições de pagar as mensalidades. A faculdade que faço é particular e é uma das melhores. Não vou falar o nome para não fazer merchandising. Mas, como todas as particulares, ela se preocupa muito com número de alunos, por isso, prestar o vestibular foi muito fácil. Fiquei em quarto lugar geral. Já o Enem deu trabalho. Até que para mim não foi tão difícil, pois eu já dava aulas como monitor para outros presos.
Tenho que me virar nos 30, dou aula de todas as matérias: geografia, física, química, matemática, literatura... A minha especialidade é história.
Por isso que é aquela correria. Saio daqui de dentro 5h30 da manhã. Tomo um café e vou pra faculdade. Fico lá até o meio-dia. Como tenho um tempo para voltar, aproveito o laboratório de informática para colocar os trabalhos em dia e para preparar minha aula, que começa às 18h e vai até às 21h. Gosto de trabalhar com isso, pois aprendo ensinando. Tem muitas pessoas inteligentes aqui dentro, que têm um potencial incrível, só que falta objetivo.
Em outubro, faço quatro anos de regime semi-aberto, que ganhei após cumprir 15 anos de fechado. Entre trabalho e escola, tenho aproximadamente quatro anos de remição ganha.
No ano que vem, acredito que entro no direito de regime aberto. Vai ser legal porque será no ano da minha formatura. Termino a graduação em dezembro de 2012. Mas, daqui até lá tenho muita coisa para fazer.
Quando eu sair lógico que vai ser difícil, mas eu estou tornando tudo mais fácil. Não adianta, o preconceito sempre vai existir. Se você desviou daquela linha reta, você está marcado. Eu não tenho que provar nada para ninguém, eu tenho que viver um dia de cada vez fazendo o que é certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário