quarta-feira, 7 de março de 2012

A lição do elogio.

Fonte: Revista VEJA edição 2254 e Revista Crescer.

A ciência tem obtido avanços significativos nos estudos que envolvem o cérebro. Tais medidas implicam em fantásticas descobertas para a educação. Uma delas demonstra como funciona o processo de cognição humana nos primeiros estágios do aprendizado. A descoberta orienta pais e professores sobre os estímulos básicos do processo educacional: a aprovação e reprovação.
Muito tem se falado sobre estímulos positivos na educação com crianças, o gesto de aprovação funciona melhor do que ações de reprovação. O mesmo vale quando explicamos o porquê da atitude errada ao invés de simplesmente censurá-la.
Segundo a pesquisa realizada pela Universidade de Leiden, na Holanda, crianças na faixa de 8 a 9 anos aprendem através de elogios, mas não tiram proveito de críticas. Isso acontece porque quando repreendidas a área cognitiva do cérebro não revela nenhuma reação. Só a partir dos 12 anos se tornam mais sensíveis às criticas e conseguem aprender com os próprios erros.
O estudo foi feito com equipamentos de ressonância magnética que exibem em tempo real como o cérebro se comporta diante de diferentes estímulos.
Foi através da neurociência que mitos como o de que as atividades em sala de aula deveriam focar de forma diferente os lados direito e esquerdo do cérebro ou de que usamos apenas 20% da massa cinzenta foram desvendados.
Para os educadores, o resultado abre diversas possibilidades. Conforme os avanços da ciência vai ser possível conhecer melhor o cérebro humano e descobrir como utilizá-lo da melhor forma na educação.

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