segunda-feira, 23 de maio de 2011

Huck volta com o jogo de soletrar

Fonte: Aline Nunes - Jornal da Tarde
Ao concluir o processo de alfabetização, todo mundo já deveria saber de cor quando a letra ‘s’ deve ser substituída pelo ‘x’, ou quando é preciso usar o ‘j’ no lugar do ‘g’, por exemplo. Mas, na prática, é difícil achar alguém que nunca tenha se atrapalhado com as regras ortográficas da nossa língua. O apresentador Luciano Huck, do Caldeirão do Huck, da Globo, aproveita para explorar essas dificuldades no game show Soletrando e faz disso entretenimento. No sábado, ele inicia a quinta temporada do programa, que neste ano homenageia a escritora Maria Clara Machado (1921-2001), fundadora da companhia e teatro Tablado, do Rio de Janeiro. Em abril, ela completaria 90 anos.
No Soletrando, estudantes de até 16 anos concorrem a uma bolsa de estudos no valor de R$ 100 mil. E, além dos alunos, celebridades também aceitam ter seus conhecimentos testados, em frente às câmeras. É o caso dos atores Claudia Raia, Pedro Cardoso e Lúcio Mauro Filho, que participaram de edições anteriores, e de Emanuelle Araújo, que gravou a estreia da nova temporada
O público gosta das saias justas em que ficam os convidados e o apresentador Luciano Huck. “Se eu fosse participar do game, eu sairia na primeira rodada”, disse Huck, numa gravação da atração, que o JT acompanhou no Projac, no Rio de Janeiro.
Este ano, o programa recebeu cerca de 400 mil inscrições, das quais 30% dos estados do Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. O número não é nada ruim se comparado ao reality show Big Brother Brasil. Um dos programas de maior visibilidade na emissora, o BBB deste ano recebeu 132 mil inscrições de todo o País.
Nesta quinta edição do Soletrando, o vencedor levará um troféu com o nome de Maria Clara Machado, criado pelos artistas plásticos Gustavo e Otávio Pandolfo, conhecidos como osgêmeos. Eles são referência no grafite e seu trabalho é conhecido em países como EUA, Cuba e Inglaterra. “Começamos ontem a criar a obra”, disse Otávio ao JT. A final do concurso será daqui um mês.
Seleção
O processo de seleção da nova temporada é igual às demais. Diretores de escolas do ensino público dos 27 estados do País procuraram o programa, durante seis meses fizeram mini seletivas em seus respectivos colégios e a produção do Caldeirão acompanhou tudo.

Especialistas da área de educação acreditam que, apesar do programa ter algum teor educativo, a competição não alimenta o processo de educação. “O fato dos alunos irem para a TV representando sua escola é um fardo muito grande para um jovem. O sentimento de perda não é algo positivo na etapa de desenvolvimento de um adolescente”, explica Neide Noffs, diretora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). E a professora completa: “A mídia até informa, mas não necessariamente educa.”
Luciano Huck, no entanto, rebate: “Não somos a TV Cultura, somos a TV Globo e a ideia é fazer um game em que o protagonista é a língua portuguesa. A gente não tem a pretensão de educar ou deseducar. A gente faz entretenimento”, diz o apresentador.
Gravação no Projac
Para a gravação do quadro, o estúdio do Caldeirão se transforma em outro. Nada de bailarinas, música alta ou plateia. No palco, letras do abecedário transformam-se em bancos para os nove estudantes de cada rodada. Os familiares acompanham tudo, acomodados num lounge. Este ano, a disputa terá três grupos de nove alunos (grupo A: Nordeste; grupo B: Norte e Centro-oeste e grupo C: Sul e Sudeste). O professor Sérgio Nogueira, mestre em língua portuguesa, com 30 anos de sala de aula e dez livros lançados, continua no posto de jurado principal do game. Na primeira rodada, a atriz e cantora Emanuelle Araújo é a celebridade convidada para representar a região Nordeste. “Para ficar mais justo, decidimos que todos os concorrentes irão soletrar a mesma palavra”, adianta Huck.

Mesmo assim, é difícil os estudantes relaxarem. No estúdio, eles sequer olham para os lados. Alguns cruzam os braços junto ao corpo, como quem tenta se esquentar debaixo do ar condicionado gelado. A descontração só vem com a atração musical, Maria Gadú. “Não lembro qual foi a palavra, mas pedi para a Gadú soletrar e no final eu errei também”, conta Huck. E lá foi Gadú se virar nas letrinhas, s-h-i-m-b-a-l-a-i-ê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário