quinta-feira, 26 de maio de 2011

Projeto Mediação Escolar e Comunitária

Autor: Rodrigo Ponce (PCOP)
Colaboração: Fabiana dos Santos Viudes (PMEC)

Não é exatamente uma novidade que a Educação brasileira tem sofrido alguns entraves ao longo dos últimos anos. Entre os diversos fatores que podem ter ocasionado os atuais problemas, um deles merece destaque, que é a violência que existe dentro das escolas, e que tem aumentado cada vez mais, em escala cada vez mais preocupante.

Pensando nisso, um projeto vem sendo desenvolvido em diversas escolas da rede estadual de São Paulo, no intuito de combater o incremento dessa violência. É o projeto Mediação Escolar e Comunitária, que vem sendo executado desde julho de 2010.

De caráter essencialmente pedagógico, o projeto tem como base de atuação a JUSTIÇA RESTAURATIVA, em contraposição à comumente utilizada justiça punitiva. Os princípios da Mediação Escolar Comunitária são a educação fundamentada na construção de valores sociais e individuais, que buscam levar à apropriação de uma nova visão, um novo foco dentro da resolução de conflitos no contexto das escolas.

Paz, restauração, comunicação, igualdade, diálogo, respeito, autonomia, neutralidade e imparcialidade são alguns dos princípios essenciais na execução do projeto, cuja finalidade pode ser definida como a busca pela convivência pacífica entre os indivíduos dentro de uma comunidade escolar.

Na 1ª etapa do projeto foram selecionadas 1000 escolas do Estado. Na DER Centro há 16 escolas da rede estadual, que contam com Professores Mediadores Escolares e Comunitários (PMECs), que trabalham em conjunto com a direção, coordenação, corpo docente, alunos e comunidade das escolas, dentre os quais 5 assumiram o projeto no ano de 2011.

Os encontros são realizados quinzenalmente no âmbito da DER Centro pelos gestores regionais Maria Bernadete Ferreira de Souza e Júnia dos Santos Romera e contam com o auxílio dos PCOPs Karin Sant’Anna Kössling, Rodrigo Ponce e Carlos Watarai.

Equipe de PMECs e gestores do Projeto, em reunião realizada no dia 24 de maio de 2011 na DER Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário