quinta-feira, 7 de julho de 2011

Curso de Biologia da USP cria ênfases específicas
iG São Paulo | 05/07/20:05

O Conselho Universitário da USP aprovou, em sessão realizada nesta terça-feira, a reformulação do curso de Ciências Biológicas, oferecido pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). A reformulação atende a resoluções do Conselho Federal de Biologia a que devem se adequar todas as faculdades da área.

A reformulação envolve a criação de três novas ênfases para o bacharelado — Biologia Ambiental, Biologia Evolutiva e Biologia Molecular e Tecnológica — e a atualização curricular da licenciatura.

Os cursos reformulados serão disponibilizados pelo vestibular a partir de 2013. O Bacharelado e a Licenciatura serão oferecidos em entrada única pela Fuvest, como acontece atualmente, mas permitindo que os alunos ingressantes cursem a licenciatura e/ou pelo menos uma das ênfases do Bacharelado.

A reformulação compreende o oferecimento de um Núcleo de Formação Básica, denominado Ciclo Básico, comum para todas as ênfases do curso de bacharelado e para a licenciatura, e um Núcleo de Formação Específica para cada uma das ênfases.

O curso será oferecido em período integral, com duração de cinco anos e o total de 60 vagas, o que representa o aumento de 20 vagas em relação ao oferecido atualmente.

Na mesma sessão, o Conselho Universitário aprovou a resolução que regulamenta o modelo de avaliação para a progressão horizontal na carreira docente, com os destaques apontados pelos conselheiros na reunião anterior.

Outros devem seguir caminho

O Conselho Federal de Biologia quer que todos os cursos do País façam mudanças parecidas. Até o mês passado, o órgão informava que muitas instituições estavam em processo de mudança, mas não tinha notícia de nenhuma que já tivesse feito a reformulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário