quinta-feira, 7 de julho de 2011

Enem: a primeira competência cobrada na prova de Matemática

Fonte: IG Educação
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), diferente dos vestibulares convencionais, cobra pouco conteúdo e propõe ao aluno que compreenda fenômenos, resolva problemas e analise propostas de intervenção na sociedade. Para ajudar estudantes e professores a conhecerem melhor o exame, o iG Educação apresentará dicas sobre as competências cobradas em cada uma das quatro provas.

Começaremos pela prova de Matemática, que exige do aluno sete competências: conjunto de conhecimento e habilidades que, associados, permitem que o candidato consiga chegar com sucesso a um resultado.

A prova de Matemática é aquela que tem, no Enem, mais conteúdo. Na grande maioria das questões, é necessário que o candidato tenha o acúmulo anterior de conhecimento. Mas não se assuste, Matemática também é a prova mais honesta do exame. O conteúdo proposto é reduzido e tudo que é proposto cai na prova. Em outras palavras, para Matemática vale a pena estudar as competências propostas.

Matemática na vida dos povos
A primeira competência cobrada na prova é uma espécie de "introdução à matemática". O aluno precisa compreender que a linguagem matemática é uma construção cultural. Em determinado momento, para a vida em sociedade, foi preciso contar, somar, dividir e multiplicar, além da necessidade de representação numérica, por exemplo. As questões desta competência são simples de serem resolvidas e estão relacionadas à integração da linguagem matemática com a vida cotidiana.

A notícia na íntegra e exemplos de questões podem ser verificadas no link

Nenhum comentário:

Postar um comentário