FONTE: FELIPE BÄCHTOLD-FOLHA - DE PORTO ALEGRE
Três funcionárias e a diretora de uma escola municipal no Rio Grande do Sul foram condenadas à perda de funções públicas e ao pagamento de multa por agressões a crianças de idades entre dois e quatro anos.
Os maus-tratos, que incluíam xingamentos e humilhações, segundo a acusação, ocorreram em 2005 em Panambi, cidade de 38 mil habitantes a 380 km de Porto Alegre.
Duas funcionárias continuam trabalhando para o município, segundo a prefeitura. A diretora e outra acusada pediram desligamento.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, as três funcionárias agrediam as crianças com "sopapos" e puxões de cabelo como forma de castigo.
A Promotoria afirma ainda que os castigos incluíam tirar as roupas dos meninos e até deixá-los trancados em uma sala escura. Na denúncia, aponta também que as funcionárias se fantasiavam para ameaçar crianças que não obedecessem às ordens delas.
A diretora sabia da situação, mas se omitiu sobre o caso, dizem os promotores.
Pela sentença, as quatro foram condenadas também à suspensão de direitos políticos por cinco anos e da possibilidade de receber incentivos fiscais.
O prefeito de Panambi, Miguel Schmitt-Prym (PP), diz que não pode exonerar as servidoras antes de o caso ser julgado em última instância, o que ainda não aconteceu.
A defesa afirma que as quatro são vítimas de armação por parte de uma outra funcionária da escola e que as mães foram induzidas a denunciar agressões. Afirma ainda que cerca de 30 pessoas prestaram depoimentos favoráveis às acusadas durante o processo
Nenhum comentário:
Postar um comentário